Canal Sabedoria Infinita

31 agosto 2025

Nova solução para pressão alta resistente pode chegar em breve

Os médicos podem em breve ter uma nova maneira de tratar a pressão alta, mesmo entre pessoas para as quais os remédios não funcionaram bem no passado.

Baxdrostat, um medicamento experimental da AstraZeneca, mostrou potencial no tratamento de pessoas com pressão alta não controlada ou resistente em um ensaio recente.

Se o medicamento for aprovado pelas autoridades regulatórias, será uma das primeiras novas abordagens para tratar a pressão alta em décadas, dizem os pesquisadores.

Cientistas apresentaram os resultados do ensaio no sábado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2025, em Madri, e os publicaram simultaneamente no New England Journal of Medicine.

Para o estudo, os pesquisadores inscreveram 800 adultos que ainda tinham pressão alta após tomar dois ou mais medicamentos por pelo menos quatro semanas.

Para se qualificar para o estudo, a pressão arterial sistólica dos pacientes tinha que estar entre 140 e 170.

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio, abreviado como mm Hg. A medição tem um número superior, ou leitura sistólica, e um número inferior, a leitura diastólica.

A pressão sistólica mede a força do sangue ao sair do coração para as artérias; a diastólica é a pressão criada enquanto o coração descansa entre os batimentos.

A pressão arterial normal é menor que 120/80 mm Hg, e pressão arterial elevada é considerada de 120 a 129/80 mm Hg. A partir de 130/80 mm Hg ou mais, de acordo com novas diretrizes dos EUA, o profissional médico da pessoa desejará que ela tome um medicamento para pressão arterial se mudanças no estilo de vida — incluindo comer de forma mais saudável, reduzir sal na dieta e fazer mais exercícios — não funcionarem primeiro.

Os pesquisadores do novo estudo dividiram os participantes em três grupos. Um recebeu 1 miligrama de baxdrostat, outro recebeu 2 mg e outro recebeu um placebo, que não tem efeito. Os participantes tomaram sua dose além dos medicamentos que já estavam usando.

Em 12 semanas, cerca de 4 em cada 10 pacientes que tomaram baxdrostat atingiram níveis saudáveis de pressão arterial, em comparação com menos de 2 em cada 10 que receberam placebo.

Especificamente, participantes que tomaram 1 ou 2 mg de baxdrostat diariamente viram sua pressão arterial sistólica — o número superior na leitura — cair cerca de 9 a 10 mm Hg a mais do que aqueles que tomaram placebo. Essa redução, mostram os estudos, é grande o suficiente para reduzir o risco cardiovascular.

Quando a pressão arterial está alta, a força do sangue empurra contra as paredes dos vasos sanguíneos, tornando o coração menos eficiente: tanto os vasos quanto o coração precisam trabalhar mais, e é mais difícil levar sangue a órgãos e células essenciais.

Sem tratamento, a pressão alta acabará por danificar as artérias, aumentando o risco de condições como infarto, derrame, doença coronária, demência vascular e problemas cognitivos.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Reduzir a pressão arterial é a forma mais modificável de evitar uma morte dessas.

Quase metade de todos os adultos nos EUA tem pressão arterial acima do normal, e 1 em cada 10 pessoas tem o que os médicos chamam de hipertensão resistente: apesar de estarem em três ou mais medicamentos, não estão atingindo a meta de controle da pressão arterial.

Quando um paciente tem pressão arterial alta, os médicos podem precisar tentar vários medicamentos para ver qual funciona melhor.

Adicionar baxdrostat à lista de opções pode ser uma grande ajuda para os pacientes, segundo a Dra. Stacey E. Rosen, presidente voluntária da American Heart Association, que não participou da nova pesquisa.

“O que é interessante sobre esse medicamento é que ele pode realmente ser um parceiro maravilhoso, por assim dizer, com alguns dos medicamentos anti-hipertensivos mais clássicos”, disse Rosen, que também é vice‑presidenta sênior de saúde da mulher e diretora executiva do Katz Institute for Women’s Health do Northwell Health, na cidade de Nova York.

As opções de medicação atualmente no mercado controlam a pressão arterial de várias maneiras. Algumas, como vasodilatadores, relaxam e alargam artérias e veias para permitir que o sangue passe mais facilmente e aumentar o fluxo.

Diuréticos atuam principalmente removendo excesso de fluido e sal do corpo ao aumentar a produção de urina. Agonistas alfa de ação central ajudam a impedir que o sistema nervoso responda ao estresse. Inibidores da ECA impedem o corpo de produzir angiotensina II, um hormônio que faz os vasos sanguíneos se contraírem.

ARBs, ou bloqueadores dos receptores de angiotensina II, ajudam a reduzir a produção de aldosterona, um hormônio que promove retenção de sal e água. Bloqueadores dos canais de cálcio podem manter o cálcio longe das células do coração e artérias para que elas não precisem trabalhar tanto.

Cada um pode ter efeitos colaterais diferentes, incluindo tontura, ritmo cardíaco rápido ou lento, exaustão, dor de estômago e inchaço nas pernas.

Os efeitos colaterais do baxdrostat, mostrou o estudo, foram em geral leves. O problema mais comum foi anormalidades nos níveis de potássio e sódio, mas isso foi raro.

O baxdrostat segue uma nova abordagem para controlar a pressão arterial. Ele se concentra em bloquear a aldosterona, um hormônio criado pelas glândulas suprarrenais que ajuda os rins a regular o sal e manter o equilíbrio hídrico do corpo. Algumas pessoas produzem muita aldosterona, levando o corpo a reter muita água e sal, elevando a pressão arterial.

“Também já sabíamos há um tempo que a maioria de nós come muito sal e, fazendo isso, eleva a pressão arterial. Mas estamos também reconhecendo cada vez mais que a aldosterona pode ter um impacto direto em causar danos aos vasos sanguíneos, ao coração, aos rins”, disse a Dra. Jenifer Brown, uma das principais investigadoras e coautora do estudo publicado.

Brown disse que muitas vezes vê pacientes de cardiologia no Brigham and Women’s que podem ter tido um evento cardíaco, então precisa ser agressiva no controle da pressão para evitar outro. Alguns pacientes podem ter dificuldade em tolerar outros medicamentos para pressão. Para outros, os remédios padrão simplesmente não funcionam bem. O baxdrostat pode ser um bom complemento, ela disse.

“Realmente temos as mesmas ferramentas como clínicos há muitos anos”, disse Brown. “Eu ficaria animada em ter uma opção como esta.”

Em um editorial que acompanhou a publicação, o Dr. Tomasz Guzik, cientista cardiovascular da Universidade de Edimburgo, e o Dr. Maciej Tomaszewski, especialista cardiovascular da Universidade de Manchester, escrevem que os próximos passos devem ser descobrir quais pacientes responderiam melhor a esse novo medicamento e fornecer dados em longo prazo. Se o medicamento funcionar a longo prazo, escreveram eles, pode se tornar um “pilar central da terapia para hipertensão de difícil controle.”

A AstraZeneca disse que planeja submeter seus dados às agências reguladoras antes do final de 2025.

IA ajuda a detectar pressão alta pela voz com até 84% de precisão



source https://www.cnnbrasil.com.br/saude/nova-solucao-para-pressao-alta-resistente-pode-chegar-em-breve/

Ana Castela reage em foto de Zé Felipe com Duda Bertelli: “Sejam felizes”

Ana Castela, 21, comentou em uma foto do sertanejo Zé Felipe, 27, ao lado da cantora Duda Bertelli, 19, e mais amigos.

“Amanheceu mais um dia de Barretão, camping nós te amamos”, escreveu o influenciador Gabriel Vetuche, quem postou o clique, na legenda da publicação no Instagram.

“Aproveitem, sejam felizes! Que a vida é bem maior que a internet e a boca do povo”, comentou Ana Castela.

Na última semana, Duda foi vista dando carona em uma moto para Zé Felipe após um show coletivo na Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo.

Amiga de longa data de Ana Castela, ela recentemente lançou uma música em parceria com a Boiadeira, “Ficou no Quase”. Além disso, já compôs faixas gravadas pela colega e pelas duplas Ícaro e Gilmar e Guilherme e Benutto.

Sua música mais conhecida foi gravada ao lado de Ícaro e Gilmar, “Cabelão Dourado”, que está próximo dos 16 milhões de plays somando YouTube e Spotify.

Natural de Maringá, no Paraná, ela é agenciada pela Agroplay, também responsável pela carreira de Ana Castela e Luan Pereira.

Ela publica vídeos na internet desde 2017, quando fazia covers de músicas famosas do sertanejo.

Zé Felipe diz o que acharia se filho José quiser fantasias de princesa

*Com informações de Giovana Christ, da CNN



source https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/ana-castela-reage-em-foto-de-ze-felipe-com-duda-bertelli-sejam-felizes/

10 séries de TV com mais episódios da história

A televisão acompanha a vida das pessoas há décadas, e algumas séries se destacam não apenas por seu conteúdo, mas pelo impressionante número de episódios produzidos ao longo dos anos.

Neste artigo, vamos explorar as 10 séries de TV com mais episódios da história, com produções que marcam gerações e que, em muitos casos, ultrapassam a casa dos milhares de episódios.

Days of Our Lives – mais de 15.000 episódios

Days of Our Lives
Days of Our Lives (1965 – presente) / Crédito: NBC (divulgação)

Lançada em 1965, “Days of Our Lives” ultrapassou a impressionante marca de 15.000 episódios, sendo uma das soap operas mais assistidas dos Estados Unidos.

A produção é conhecida por unir dramas familiares a reviravoltas ousadas, incluindo tramas policiais e até histórias com tons sobrenaturais. É uma das séries mais populares do gênero.

General Hospital – mais de 13.600 episódios

General Hospital
General Hospital (1963 – presente) / Crédito: ABC (divulgação)

No ar desde 1963 pela ABC, “General Hospital” é o drama médico mais longevo da televisão. Com mais de 13.600 episódios, a série apresenta tramas que misturam medicina, intrigas familiares, romance e até conspirações de suspense.

Vencedora de dezenas de prêmios Emmy, é um marco da cultura televisiva americana e continua em produção, atraindo novas gerações.

As The World Turns – mais de 13.000 episódios

As The World Turns
As The World Turns (1956 – 2010) / Crédito: CBS (divulgação)

Transmitida de 1956 a 2010 pela CBS, “As The World Turns” totalizou cerca de 13.000 episódios. A novela focava na vida da família Hughes e dos moradores da fictícia cidade de Oakdale, explorando relacionamentos, dilemas morais e transformações sociais.

Seu fim marcou uma era da TV americana, já que foi um dos maiores sucessos do formato diurno.

The Young and the Restless – mais de 13.000 episódios

The Young and the Restless
The Young and the Restless (1973 – presente) / Crédito: CBS (divulgação)

No ar desde 1973, “The Young and the Restless” é um dos maiores marcos da TV americana, com mais de 13.000 episódios. A produção mistura romance, drama e rivalidades, com destaque para a eterna disputa entre as famílias Newman e Abbott.

Assim como outras soap operas, continua em produção e atrai milhões de espectadores diariamente.

Coronation Street – mais de 11.000 episódios

Coronation Street
Coronation Street (1960 – presente) / Crédito: ITV (divulgação)

No ar desde 1960 pela ITV, no Reino Unido, “Coronation Street” é considerada um fenômeno cultural britânico. Até agosto de 2025, já acumula mais de 11.000 episódios, retratando a vida cotidiana dos moradores da fictícia rua de Weatherfield, em Manchester.

O foco da série está na abordagem de temas reais, focando na vida comunitária ao impacto de transformações sociais na vida das pessoas.

Guiding Light – cerca de 10.500 episódios

Guiding-Light
Guiding Light (1952 – 2009, na TV) / Crédito: CBS (divulgação)

Originalmente lançada como programa de rádio em 1937, Guiding Light migrou para a televisão em 1952, permanecendo no ar até 2009. 

Ao todo, foram mais de 70 anos de história e cerca de 10.500 episódios, tornando-se uma das produções mais duradouras da TV mundial.

O drama acompanhava diversas gerações da fictícia família Bauer, refletindo as mudanças sociais dos Estados Unidos ao longo das décadas.

Leia mais:

Emmerdale – cerca de 10.000 episódios

Emmerdale
Emmerdale (1972 – presente) / Crédito: ITV (divulgação)

Outra gigante britânica, “Emmerdale” estreou em 1972 e continua no ar até hoje pela ITV. Com aproximadamente 10.000 episódios, a série retrata a vida em uma comunidade rural fictícia no interior da Inglaterra.

Ao longo dos anos, a produção passou de dramas cotidianos a narrativas mais ousadas, incorporando tragédias, crimes e reviravoltas impactantes.

All My Children – cerca de 9.700 episódios

All My Children
All My Children (1970 – 2011) / Crédito: ABC (divulgação)

Exibida entre 1970 e 2011, “All My Children” marcou a televisão americana com cerca de 9.700 episódios

Criada por Agnes Nixon, foi uma das primeiras soap operas a abordar temas sociais relevantes, como racismo, política e direitos civis, dentro de um enredo de drama familiar.

Mesmo após seu cancelamento, continua sendo lembrada como referência cultural.

The Bold and the Beautiful – cerca de 9.600 episódios

The Bold and the Beautifu
The Bold and the Beautiful (1987 – presente) / Crédito: CBS (divulgação)

Desde 1987, The Bold and the Beautiful (no Brasil, The Bold and the Beautiful: A Bela e os Ricos) já acumula aproximadamente 9.600 episódios.

Transmitida em mais de 100 países, é uma das novelas mais populares do mundo, acompanhando as disputas familiares e empresariais dos Forrester, uma poderosa família do mundo da moda em Los Angeles.

EastEnders – mais de 7.200 episódios

EastEnders
EastEnders (1985 – presente) / Crédito: BBC (divulgação)

No ar desde 1985 pela BBC, “EastEnders” já soma mais de 7.200 episódios. Ambientada no fictício bairro de Walford, em Londres, a série se consolidou como um dos maiores sucessos da TV britânica.

Com enredos que abordam questões sociais, culturais e econômicas, “EastEnders” permanece como um dos programas mais assistidos do Reino Unido.

O post 10 séries de TV com mais episódios da história apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/30/cinema-e-streaming/10-series-de-tv-com-mais-episodios-da-historia/

30 agosto 2025

Hackers usam dados do Gmail para golpe; veja como se proteger

Usuários do Gmail e do Google Workspace estão mais vulneráveis a ataques de phishing após a empresa identificar uma tentativa de invasão a um de seus bancos de dados mantidos pela Salesforce. A estratégia do grupo conhecido como ShinyHunters foi descrita recentemente em um blog da empresa de tecnologia.

Os hackers conseguiram acesso às informações de pequenas e médias empresas induzindo um funcionário da Salesforce a baixar um software malicioso enquanto se passavam por membros do suporte de TI da companhia. O caso foi relatado em 5 de agosto e o Google notificou usuários afetados (apenas o Gmail tem mais de 2,5 bilhões de endereços cadastrados).

“A análise revelou que os dados foram recuperados pelo agente da ameaça durante um curto período de tempo antes do acesso ser bloqueado. Os dados limitavam-se a informações comerciais básicas e amplamente disponíveis ao público, como nomes e detalhes de contato das empresas”, diz o post.

gmail
Hackers pressionam as vítimas exigindo pagamento em bitcoin em até 72 horas (Imagem: Jess Rodriguez/Shutterstock)

Além da big tech, outras grandes empresas também foram alvo do grupo hacker neste ano, incluindo a companhia aérea australiana Qantas, a seguradora Allianz, a gigante de tecnologia Cisco, além das marcas Louis Vuitton e Adidas. Em todos os casos, os invasores extraíram informações por meio do banco de dados da Salesforce.

Manipuladores

  • O Google Threat Intelligence Group tem rastreado as atividades de extorsão do grupo desde o roubo de dados. Os hackers pressionam as vítimas por meio de ligações ou e-mails exigindo pagamento em bitcoin em até 72 horas;
  • “Acreditamos que os cibercriminosos podem estar se preparando para intensificar suas táticas de extorsão, lançando um site de vazamento de dados. Essas novas táticas provavelmente visam aumentar a pressão sobre as vítimas. Continuamos monitorando esse cibercriminoso e forneceremos atualizações conforme apropriado”, promete a empresa;
  • A empresa destaca que, em todos os casos de extração ilegal de dados observados até agora, os invasores se baseiam na manipulação de usuários finais, e não na exploração de vulnerabilidades do sistema da Salesforce;
  • Eles guiam as vítimas para baixar uma versão modificada do Data Loader, um aplicativo projetado pela Salesforce para importação, exportação e atualização de grandes volumes de dados na própria plataforma.
golpe phishing
Phishing e vishing representam 37% das invasões bem-sucedidas de contas nos serviços do Google (Imagem: Thx4Stock/iStock)

“Em um caso, um agente de ameaça utilizou pequenos blocos para exfiltração de dados do Salesforce, mas só conseguiu recuperar aproximadamente 10% dos dados antes da detecção e revogação do acesso. Em outro caso, inúmeras consultas de teste foram realizadas inicialmente com pequenos blocos. Assim que informações suficientes foram coletadas, o agente aumentou rapidamente o volume de exfiltração para extrair tabelas inteiras”, explica o Google.

Leia mais:

Ataque ao Gmail: como se proteger?

Ataques de phishing e vishing representam 37% das invasões bem-sucedidas de contas nos serviços do Google, de acordo com o relatório. Em alguns casos, hackers enganam as pessoas se passando por funcionários de suporte do Google em uma tentativa de obter a senha do usuário.

A melhor estratégia para evitar cair em golpes é ignorar ligações suspeitas — o Google não faz ligações para usuários por problemas de segurança. Além disso, os quatro passos abaixo podem tornar a conta Gmail mais protegida de invasões:

  • Defina uma nova senha forte;
  • Configure um formulário de autenticação de dois fatores (2FA) sem SMS;
  • A melhor solução para proteger o Gmail é configurar uma chave de acesso;
  • Use o Programa de Proteção Avançada do Google.
Fachada do Google
Google diz que continua monitorando atividades do grupo hacker (Imagem: VDB Photos/Shutterstock)

O post Hackers usam dados do Gmail para golpe; veja como se proteger apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/29/seguranca/hackers-usam-dados-do-gmail-para-golpe-veja-como-se-proteger/

O Grande Debate: Bolsonaro vai permitir que Tarcísio dispute com Lula?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (29), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o ex-presidente Jair Bolsonaro vai permitir que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dispute as eleições de 2026 com o presidente Lula.

Nos bastidores, o entorno de Jair Bolsonaro critica declarações públicas de Tarcísio, que tem adotado um discurso nacional. A consideração é de que ele deveria ter iniciado esse movimento apenas em 2026. Agora, seria momento de apenas defender o ex-presidente.

Cardozo defende que há indícios de que a escolha do substituto de Bolsonaro será turbulenta.

“Quem vai ganhar essa briga eu não sei, mas há uma velha regra que diz ‘rei morto, rei posto’. Diante da impossibilidade de Jair Bolsonaro disputar as eleições, começaram a ver brigas, disputas, xingamentos, o clã Bolsonaro reagindo, xingando esses governadores, mas a verdade é que isso vai desembocar no ano que vem”, disse.

“Talvez até os próprios governadores não terão unidade para escolher quem será o candidato que vai tentar pegar esse espólio de Jair Bolsonaro. O resultado, portanto, é que há uma tendência do campo da extrema direita entrar dividido nesse processo, o que obviamente não interessa aos que defendem essa tese”, continuou.

Fonteyne avalia que ainda não é possível afirmar que Bolsonaro não disputará as eleições.

“Existe um julgamento do Jair Bolsonaro que vai acontecer nas próximas semanas. Ele está inelegível por um absurdo, um crime que não existiu, uma conversa entre embaixadores, em um processo em que no final se falou a frase ‘missão dada é missão cumprida’. Agora, eu acho que tem recursos para tudo isso, portanto, Jair Bolsonaro ainda não está fora do páreo completamente”, opinou.

“Enquanto o Jair Bolsonaro ainda tem possibilidades, os candidatos que não sejam ligados diretamente a Jair Bolsonaro, no caso mais específico acho que Tarcísio, têm que aguardar mesmo, têm que aguardar para as coisas se definirem”, concluiu.



source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-grande-debate-bolsonaro-vai-permitir-que-tarcisio-dispute-com-lula/

Carlos visita Bolsonaro e diz que pai não tem vontade de se alimentar

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) relatou, nesta sexta-feira (29), que visitou seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar em Brasília.

Segundo o parlamentar, Bolsonaro “está magro”, “não tem vontade de se alimentar” e “segue enfrentando intermináveis crises de soluço e vômitos”.

“Dói demais ver tudo isso, mas sinto como obrigação compartilhar um pouco da realidade do momento com todos que estão sofrendo junto conosco”, disse Carlos no X (antigo Twitter).

Ainda de acordo com o vereador, eles ficaram “às vezes conversando, às vezes apenas em silêncio”.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na decisão, o ministro argumentou que o ex-presidente tem feito “reiterado descumprimento das medidas cautelares”.

Segundo a decisão, Bolsonaro está proibido de receber visitas, com exceção de seus advogados, podendo apenas ter contato com pessoas autorizadas pelo Supremo.

Na noite da última terça-feira (26) começou o monitoramento, de forma velada, de policiais penais do Distrito Federal em frente à casa do ex-presidente.

A atuação da polícia atende a uma determinação de Moraes, após um pedido do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), e de uma manifestação favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Segundo a decisão do magistrado, a medida deve ser cumprida:

  • em tempo real;
  • evitando a exposição indevida;
  • abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática;
  • sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança;
  • utilizando ou não uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem, a critério policial.

Em ofício enviado ao Supremo, a PF pediu “reforço urgente e imediato” de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro, bem como a manutenção e constante checagem da tornozeleira eletrônica.

O pedido afirma que chegaram ao conhecimento da PF informações sobre um “risco concreto” de fuga de Bolsonaro. O ofício menciona que o ex-presidente poderia tentar entrar na Embaixada dos Estados Unidos e, depois, pedir asilo político ao país.

O ex-presidente começará a ser julgado na Primeira Turma do STF pelo plano de golpe de Estado a partir desta terça-feira (2).

*Publicado por Douglas Porto



source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/carlos-visita-bolsonaro-e-diz-que-pai-nao-tem-vontade-de-se-alimentar/

Operário faz “gol relâmpago” e vence o Coritiba pela Série B

O Operário-PR venceu o Coritiba por 1 a 0, nesta sexta-feira (29), em jogo válido pela 24ª rodada da Série B, no Germano Krüger, em Ponta Grossa. Com o resultado, o Fantasma manteve um tabu de 14 anos sem perder para o rival paranaense dentro de casa.

O triunfo levou o clube alvinegro momentaneamente à oitava posição da competição, com 33 pontos. Por sua vez, o Coritiba desperdiçou a chance de reassumir, ainda que de maneira temporária, a liderança do torneio. O Coxa é o vice-líder, com 43 pontos.

O triunfo do Fantasma começou a ser construído logo no primeiro minuto do confronto. Aos 54 segundos, a bola sobrou para o volante Juan Zuluaga, que bateu cruzado e colocou a equipe da casa na frente.

Na sequência da Série B, o Operário enfrenta o América-MG no dia 7 de setembro, às 18h30 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Por sua vez, o Coritiba recebe a Ferroviária-SP na próxima sexta-feira (5), às 21h30, no Couto Pereira, na capital paranaense.

CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming



source https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/brasileirao/operario-faz-gol-relampago-e-vence-o-coritiba-pela-serie-b/

29 agosto 2025

Soteldo tem 12% de aproveitamento desde que chegou ao Fluminense; relembre

A passagem de Yeferson Soteldo pelo Fluminense, até o momento, é decepcionante.

Com problemas por lesão e atuações pouco inspiradas, o atacante venezuelano é dono de uma estatística bizarra. Dos oito primeiros jogos desde que ele estreou com a camisa tricolor, o time perdeu sete.

A única vitória foi contra o Internacional, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar disso, Soteldo pouco participou da partida, já que saiu aos 15 minutos do primeiro tempo, com problema físico.

A estreia aconteceu diante do Chelsea, justamente na única derrota do Fluminense no Mundial de Clubes. Depois, perdeu para Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino, no Campeonato Brasileiro.

Soteldo também não marcou nenhum gol ou concedeu assistência. O cartão amarelo contra o Chelsea foi a única estatística relevante. Nesta quinta-feira (28), o venezuelano teve cerca de 15 minutos em campo contra o Bahia, na Copa do Brasil, e até cavou um pênalti, mas o lance acabou sendo anulado pelo VAR.

O Fluminense pagou R$ 30 milhões por 50% dos direitos econômicos de Soteldo.

Relembre os jogos de Soteldo pelo Fluminense

  • Fluminense 0x2 Chelsea – Mundial de Clubes
  • Fluminense 0x2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
  • Flamengo 1×0 Fluminense – Campeonato Brasileiro
  • Fluminense 1×2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro
  • São Paulo 3×1 Fluminense – Campeonato Brasileiro
  • Internacional 1×2 Fluminense – Copa do Brasil
  • RB Bragantino 4×2 Fluminense – Campeonato Brasileiro
  • Bahia 1×0 Fluminense – Copa do Brasil

Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores



source https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/fluminense/soteldo-tem-12-de-aproveitamento-desde-que-chegou-ao-fluminense-relembre/

Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta quinta-feira (28) que a pasta passará a utilizar inteligência artificial (IA) para fiscalizar fintechs e fundos de investimento, com o mesmo rigor já aplicado ao sistema bancário tradicional.

A medida, segundo ele, tem, como objetivo, impedir que organizações criminosas utilizem essas instituições para lavar dinheiro e ocultar patrimônio.

Fachada do prédio da Receita Federal
Receita vai voltar a fechar o cerco às fintechs (Imagem: SERGIO V S RANGEL/Shutterstock)

“A farra das fintechs e fundos de investimento a serviço de grupos criminosos vai acabar“, afirmou Haddad, em entrevista à TV Globo (repercutida pelo g1).

O ministro detalhou que a tecnologia será usada para rastrear entradas e saídas de recursos, identificar movimentações atípicas e localizar os beneficiários finais. “Quem abastece as contas, como se dão as movimentações, para onde foi o dinheiro. Quem está fazendo o quê”, explicou.

Leia mais:

IA na fiscalização de fintechs

  • De acordo com Haddad, o sistema de IA será treinado para detectar transações suspeitas. “Movimentações atípicas, entra e sai sem identificação clara, tudo isso a nossa IA vai pegar e vamos para cima de quem estiver fazendo coisa errada. Vamos seguir o dinheiro do criminoso”, declarou;
  • O anúncio ocorreu no mesmo dia em que foi realizada uma megaoperação contra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que revelou o uso de fintechs e fundos de investimento pelo grupo criminoso para lavar dinheiro. “Depois de hoje, o crime organizado vai ter que encontrar outros meios“, disse Haddad;
  • Segundo o ministro, as apurações indicaram que cerca de R$ 52 bilhões transitaram por fintechs ligadas ao crime organizado nos últimos quatro anos;
  • Essas instituições faziam parte de uma rede complexa de movimentações financeiras, incluindo contabilidade paralela, que ocultava lucros obtidos por meio de adulteração de combustíveis e sonegação fiscal.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falando em microfone pequeno enquanto gesticula para cima com a mão direita
Haddad: “Movimentações atípicas, entra e sai sem identificação clara, tudo isso a nossa IA vai pegar e vamos para cima de quem estiver fazendo coisa errada. Vamos seguir o dinheiro do criminoso” (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Avanço no combate à criminalidade

Para Haddad, a ação marca um avanço no combate à criminalidade financeira. “A fiscalização da Receita Federal tem que ser colocada à disposição dos órgãos de combate ao crime organizado, porque a sofisticação do crime organizado hoje, ela exige da parte da Receita que nós consigamos decifrar o caminho do dinheiro, que é muito sofisticado”, avaliou.

O ministro destacou ainda que a identificação e o sequestro de recursos irregulares são passos fundamentais para enfraquecer a estrutura financeira dessas organizações.

Escrito "fintech" na tela de um notebook
Segundo o ministro, as apurações indicaram que cerca de R$ 52 bilhões transitaram por fintechs ligadas ao crime organizado nos últimos quatro anos (Imagem: Summit Art Creations/Shutterstock)

Após operação da PF, Receita voltará a exigir declaração de fintechs

Receita Federal voltará a exigir a declaração e-Financeira de fintechs. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28) após a Polícia Federal desmantelar um esquema envolvendo o crime organizado, o setor financeiro e empresas de combustíveis. As investigações identificaram movimentações ilícitas que ultrapassam R$ 23 bilhões.

Leia a matéria completa aqui

O post Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/08/28/pro/fazenda-vai-usar-ia-para-rastrear-movimentacoes-financeiras-de-fintechs/

28 agosto 2025

Vasco e Botafogo ficam no empate nas quartas da Copa do Brasil

Na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, Vasco e Botafogo terminaram empatados em 1 a 1, nesta quarta-feira (27), em São Januário.

Arthur Cabral marcou do lado do Glorioso, seu quarto gol em 13 jogos com a camisa alvinegra. Jair empatou para o Gigante da Colina.

Os clubes cariocas voltarão a se enfrentar no dia 11 de setembro, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Pelo Brasileirão, o Botafogo volta aos gramados no próximo sábado (30), às 18h30, para encarar o Red Bull Bragantino. O Vasco, por sua vez, joga no domingo (31), às 20h30, contra o Sport.

Como foi a partida?

O Botafogo teve a primeira boa oportunidade aos seis minutos. O lateral Alex Telles cruzou na cabeça do centroavante Arthur Cabral, que testou à esquerda do gol adversário.

No minuto seguinte, o próprio Arthur abriu o placar em São Januário. Mais uma bola cruzada por Telles e o atacante de 27 anos cabeceou firme para vencer o goleiro Léo Jardim.

O Vasco respondeu rapidamente na marca de 16 minutos. Cruzamento na área do ponta Nuno Moreira, o volante Marlon Freitas, do Glorioso, desviou no meio do caminho e o volante Jair completou na segunda trave para empatar a disputa.

Aos 27 minutos, o ponta Rayan arriscou de longa distância e mandou para fora. Já aos 30, o zagueiro Alexander Barboza finalizou cruzamento vindo do escanteio nas mãos de Léo Jardim.

Os donos da casa seguiram tentando surpreender o Botafogo com finalizações de fora da área. Aos 33 minutos, o meia Philippe Coutinho tentou um chute colocado e errou o alvo. Nos acréscimos da etapa inicial, o centroavante Pablo Vegetti teve uma chance de cabeça, mas parou no goleiro John.

Logo na volta do intervalo, o Vasco teve uma ótima oportunidade com Coutinho, que bateu forte e obrigou John a fazer uma boa defesa. No rebote, Rayan encheu o pé e carimbou o travessão adversário.

Aos oito minutos, Jair achou um belo passe para Vegetti, que chutou em cima do goleiro do Glorioso. Na sequência, o lateral Puma Rodríguez recuperou a bola dentro da área adversária e finalizou para outra intervenção de John.

O Botafogo só voltou a levar perigo aos 21 minutos, quando o zagueiro Kaio Pantaleão arriscou de longe e Léo Jardim colocou para escanteio. Aos 27, Alex Telles encheu o pé em falta de muito longe e mandou por cima da meta cruzmaltina.

No restante da partida, ambos os times mostraram pouca inspiração em campo e abusaram das bolas alçadas na área.

CBF antecipa fim do Brasileirão e muda final da Copa do Brasil; veja



source https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/copa-do-brasil/vasco-e-botafogo-ficam-no-empate-nas-quartas-da-copa-do-brasil/

Justiça condena adolescente que matou Miguel Uribe a sete anos de prisão

A Justiça da Colômbia condenou, nesta quarta-feira (27), o adolescente de 15 anos que atirou fatalmente no senador e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay durante um comício político em 7 de junho.

O menor foi condenado a cumprir sete anos de prisão em um centro de atendimento especializado, informou o gabinete do procurador-geral da Colômbia. Em 4 de agosto, o adolescente se declarou culpado de tentativa de homicídio e acusações relacionadas a armas de fogo, disseram os promotores.

Os investigadores determinaram que o adolescente de 15 anos havia sido contatado e convencido a realizar o ataque. Os promotores afirmam que ele entrou em um carro onde recebeu uma arma de um dos supostos mentores do crime.

O adolescente foi então deixado perto do local do comício em Bogotá e caminhou até o Parque El Golfito, onde atirou em Uribe, disseram os promotores.

O jovem fugiu do local, mas foi capturado por membros da equipe de segurança de Uribe e levado às autoridades para julgamento. Uribe foi hospitalizado e morreu algumas semanas depois.

Quem era Miguel Uribe

político colombiano Miguel Uribe Turbay, sofreu um atentado em 7 de junho, em Bogotá, ele era senador e pré-candidato presidencial, próximo do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez e um forte crítico do atual governo de Gustavo Petro.

O senador tinha 39 anos e era neto de Julio César Turbay Ayala (Partido Liberal), que governou o país entre 1978 e 1982, e faleceu em 2005.

A mãe do político foi Diana Turbay, uma jornalista sequestrada e assassinada em 1991 durante uma operação de resgate por narcotraficantes do Cartel de Medellín sob o comando de Pablo Escobar.

Já a avó, Nydia Quintero de Balcázar, é a fundadora da organização “Solidaridad por Colombia”.

Uribe era o destaque de uma nova geração de políticos, filhos de figuras falecidas, juntamente com o atual prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán e uma de suas maiores rivais no Senado, María José Pizarro.

Galán é filho do líder liberal, Luis Carlos Galán, assassinado em 1989 durante um comício de campanha. Já Pizarro, é filha de Carlos Pizarro Leongómez, morto em 1990 enquanto concorria à presidência pelo partido de esquerda M-19.

Ele era senador desde 2022 pelo partido Centro Democrático. Foi candidato à prefeitura de Bogotá em 2019, na qual ficou em quarto lugar.

Anteriormente, ele atuou como vereador da capital de 2012 a 2015 e como Secretário de Governo na prefeitura de Enrique Peñalosa (de 2016 a 2019).

Em outubro de 2024, no local onde a mãe foi assassinada, Turbay anunciou sua aspiração de concorrer à presidência nas eleições de 2026.

Na época, ele falou que a morte dela determinou sua vida: “Eu poderia ter crescido buscando vingança, mas decidi fazer a coisa certa: perdoar, mas nunca esquecer.”

O Centro Democrático ainda não havia anunciado seu candidato presidencial oficial.



source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/justica-condena-adolescente-que-matou-miguel-uribe-a-sete-anos-de-prisao/

Pesquise seu assunto aqui

Atlético-MG mantém invencibilidade de 26 anos contra clubes bolivianos

O Atlético-MG venceu o Bolívar pelo placar mínimo na noite desta quarta-feira (24), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e garantiu uma vaga na ...