O conselho administrativo do centro cultural John F. Kennedy votou na quinta-feira (18) para renomear o local em homenagem ao presidente dos EUA, Donald Trump.
A medida rapidamente levantou preocupações legais sobre se o conselho tem autoridade para renomear a instituição artística, que o Congresso designou em 1964 como um memorial ao presidente democrata, e encontrou forte reação negativa da família Kennedy.
Trump, que foi eleito presidente por um conselho recém-constituído em fevereiro, frequentemente brinca sobre chamar o centro de artes cênicas de “Centro Trump Kennedy“.
O conselho escolhido a dedo pelo presidente aprovou seus desejos na reunião desta quinta, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
Mais cedo, Trump disse que estava “honrado” e “surpreso” com a votação. “Essa questão foi levantada por um dos membros mais ilustres do conselho, e eles votaram sobre isso, e são muitos membros do conselho, e a votação foi unânime”, disse ele.
Hoje mesmo o cabeçalho do site do centro foi atualizado para exibir “The Trump Kennedy Center”.
“Parabéns ao presidente Donald J. Trump e, da mesma forma, parabéns ao presidente Kennedy, porque esta será uma equipe verdadeiramente grandiosa por muitos anos”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma publicação no Facebook.
“O prédio, sem dúvida, alcançará novos patamares de sucesso e grandeza.”
Embora a Casa Branca tenha afirmado que a votação foi unânime, a deputada democrata Joyce Beatty, membro ex-officio do conselho, disse que não foi esse o caso.
“Eu estava nessa chamada e, quando tentei apertar o botão para expressar minha preocupação, fazer perguntas e, certamente, não para votar a favor disso, meu microfone foi silenciado. Cada vez que eu tentava falar, meu microfone era silenciado”, disse ela em um vídeo postado no X.
Membros da família Kennedy condenam decisão
Permanecem dúvidas sobre a legalidade da decisão do conselho de renomear o prédio, e membros da família Kennedy condenaram a iniciativa.
“O Kennedy Center é um memorial vivo a um presidente falecido e foi nomeado em homenagem ao presidente Kennedy por lei federal”, disse Joe Kennedy III, ex-congressista e sobrinho-neto do falecido presidente, no canal X.
“Ele não pode ser renomeado, assim como ninguém pode renomear o Lincoln Memorial, não importa o que digam.”
Jack Schlossberg, neto de Kennedy e atualmente candidato à Câmara dos Representantes dos EUA por Nova York, também expressou preocupação nas redes sociais com relatos de supressão durante a votação.
O Congresso renomeou o centro de artes em homenagem ao ex-presidente John F. Kennedy em uma legislação aprovada após seu assassinato em 1963, e a lei federal exige que o conselho “assegure que, após 2 de dezembro de 1983, nenhum memorial ou placa adicional com caráter memorial seja designado ou instalado nas áreas públicas do Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy”.
Especialistas disseram à CNN que, embora a decisão do conselho seja provavelmente ilegal, não está claro se alguém que deseje contestar a medida teria o direito legal – conhecido como “legitimidade” – de sequer apresentar tal caso.
“Não há absolutamente nenhuma maneira de eles fazerem isso legalmente”, disse David Super, professor da Faculdade de Direito de Georgetown, especializado em legislação.
Mas, acrescentou, “o governo não se preocupa com leis a menos que tenha uma perspectiva realista de ser processado”.
O especialista afirmou que é possível que um funcionário do centro tente entrar com um processo contestando a mudança de nome, alegando um “dano à reputação” decorrente da necessidade de incluir o novo nome em seu currículo, o que, segundo ele, pode confundir potenciais empregadores.
“Não estaria otimista de que um tribunal aceitaria esse caso”, disse ele.
O mesmo vale para os descendentes do falecido 35º presidente, disse Super à CNN. “Se ele estivesse vivo, provavelmente poderia processar, mas não acho que esteja claro que seus herdeiros teriam o direito de processar em seu nome”, afirmou.
Maria Shriver, sobrinha de Kennedy, classificou a iniciativa de renomear o memorial em homenagem a Trump como “incompreensível”, ao falar sobre os esforços de seu tio em apoio às artes.
source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-kennedy-center-centro-cultural-e-renomeado-em-homenagem-a-trump/
Nenhum comentário:
Postar um comentário