Canal Sabedoria Infinita

23 novembro 2025

8 atores que mais morreram em filmes e séries

Morrer nas telas é quase um ofício para alguns atores. Embora o britânico Sean Bean tenha virado meme por isso, ele está longe de ser o líder neste quesito. Quando o assunto é atores que mais morreram em filmes e séries, outros nomes acumulam nos currículos, finais ainda mais sangrentos, brutais, poéticos ou simplesmente inevitáveis.

Assim, seja por escolhas de carreira, tipo físico, presença dramática ou simples coincidência, os atores que mais morreram em filmes e séries, são artistas que conquistaram o público e transformaram a arte de morrer na ficção em uma marca registrada.

8 atores que mais morreram em filmes e séries

Entre monstros, vilões e anti-heróis, alguns atores são verdadeiros especialistas em interpretar personagens fadados a um fim trágico. Portanto, nesta lista, você vai conhecer os 8 atores que mais morreram em filmes e séries.

Como os números variam muito entre as fontes consultadas, optamos, então, por utilizar os dados mais recorrentes em rankings especializados.

Christopher Lee (70 mortes)

Christopher Lee como Drácula, vampiro com olhos arregalados, presas expostas e expressão agressiva, em referência ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
Christopher Lee (Imagem: Divulgação/Paramount)

Segundo levantamentos gerais, Christopher Lee encabeça essa lista. Ao longo da carreira, acumulou cerca de 70 mortes, sendo 61 delas reconhecidas pelo Guinness Book. O britânico, eternizou figuras como Drácula nos filmes da Hammer, além de ter vivido Saruman (O Senhor dos Anéis) e Conde Dooku (Star Wars). Assim, sua presença sombria e voz imponente o transformaram em um mestre do adeus em cena, consolidando seu nome entre os atores que mais morreram em filmes da história do cinema.

Danny Trejo (65 mortes)

Danny Trejo com expressão séria aparece sem camisa, exibindo tatuagens no peito e usando um colar comprido, em cena de estilo intenso ligada ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”.
Danny Trejo (Imagem: Divulgação/Paramount)

Por muitos, Danny Trejo é visto como o verdadeiro campeão de mortes na ficção. O ator de visual inconfundível acumula incríveis 65 mortes nas telas. De ex-presidiário a astro de ação, ele construiu uma carreira repleta de personagens durões que quase sempre enfrentam finais brutais. Em “Um Drink no Inferno,Anaconda“ e “Machete“, ele morre de forma tão sangrenta quanto icônica, sendo, portanto, sua presença obrigatória em qualquer ranking dos atores que mais morreram em filmes de ação e terror.

Vincent Price (48 mortes)

Vincent Price com expressão séria e elegante, segurando um cigarro entre os dedos, em estilo clássico ligado ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
Vincent Price (Imagem: Divulgação/Liberty Pictures)

Conhecido em massa por quem aprecia o horror clássico, Vincent Price foi o rosto das tragédias góticas do cinema. Ao todo, contabiliza 48 mortes em filmes e séries, quase sempre envoltas por uma atmosfera sombria. Assim, sua voz única e atuação teatral marcaram obras como “O Abominável Dr. Phibes,A Casa dos Maus Espíritos” e “Edward Mãos de Tesoura. Vincent sabia morrer com classe e, por isso, continua sendo uma referência de estilo e presença cênica mesmo décadas após sua morte.

Dennis Hopper (48 mortes)

Dennis Hopper com expressão intensa e olhar fixo, retratado em ambiente escuro, em referência ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
Dennis Hopper (Imagem: Divulgação)

Ícone do cinema marginal, Dennis Hopper era um mestre em interpretar personagens que flertavam com o caos e a destruição. Foram 48 mortes contabilizadas, em papéis que iam de criminosos perturbados a vilões explosivos. Aliás, em “Apocalypse Now“ e “Velocidade Máxima“, ele entregou performances intensas e quase sempre condenadas a finais trágicos. Hopper, além disso, é lembrado como um dos grandes rebeldes de Hollywood e, inevitavelmente, um dos que mais colecionaram mortes na ficção.

Leia também:

John Hurt (43 mortes)

John Hurt om expressão serena e mão apoiada no queixo, olhando diretamente para a câmera, em referência ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
O ator John Hurt (Imagem: Divulgação)

John Hurt é dono de uma das mortes mais emblemáticas do cinema, o estouro de peito em “Alien – O Oitavo Passageiro“. Mas essa foi apenas uma entre as 43 vezes em que morreu nas telas. Aliás, o ator também se despediu em “1984,O Homem Elefante” e “V de Vingança, com atuações cheias de sensibilidade. Dessa forma, Hurt elevou o ato de morrer em cena a uma forma de arte, sendo sempre lembrado como um dos atores que mais morreram em filmes e séries com emoção e profundidade.

Boris Karloff (42 mortes)

Boris Karloff usando uniforme militar e olhando para o lado com expressão apreensiva, em referência ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
Boris Karloff (Imagem: Divulgação/ Robertson-Cole Corp.)

Quando se pensa em terror clássico, é impossível não lembrar de Boris Karloff e de quantas vezes ele morreu. O ator soma 42 mortes registradas, a maioria delas em produções sombrias que definiram o gênero de horror. Ele deu vida ao monstro de “Frankenstein“, mas também se destacou em “A MúmiaeO Gato Preto. Karloff é um símbolo eterno do cinema de terror, afinal, seu legado permanece vivo mesmo depois de tantas despedidas na tela.

Lance Henriksen (41 mortes)

Lance Henriksen em ambiente escuro, com expressão assustada e olhar voltado para cima, em referência ao tema “atores que mais morreram em filmes e séries”
Lance Henriksen (Imagem: Divulgação/Cineverse)

Se há um rosto que simboliza o fim trágico em mundos distópicos, é o de Lance Henriksen. O ator soma 41 mortes na ficção, muitas delas em produções como “Alien 3,O Exterminador do Futuro“ e diversos thrillers de suspense. Henriksen carrega no olhar a exaustão de quem já enfrentou monstros, máquinas e o próprio destino, firmando-se, então, como uma lenda discreta entre os artistas mais recorrentes em cenas de morte no cinema e na TV.

Sean Bean (25 mortes)

Ned Stark (Sean Bean) com a filha Arya (Maisie Williams) em cena da primeira temporada de 'Game of Thrones'. Imagem: HBO/Divulgação
Ned Stark (Sean Bean) com a filha Arya (Maisie Williams) em cena da primeira temporada de ‘Game of Thrones’. Imagem: HBO/Divulgação

Impossível deixá-lo de fora dessa lista. Sean Bean virou meme por morrer tanto e, tão bem, em filmes e séries. São cerca de 25 mortes em sua filmografia, e embora não lidere o ranking de atores que mais morreram em filmes e séries, é definitivamente o mais lembrado. Ele se despediu em grandes momentos como Boromir em “O Senhor dos Anéis, Ned Stark em “Game of Thrones“ e Alec Trevelyan em “007 – GoldenEye“. Por isso, mesmo sem ocupar o topo, Bean conquistou uma reputação que o manterá para sempre entre os atores que mais morreram em filmes e séries.

O post 8 atores que mais morreram em filmes e séries apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/11/22/cinema-e-streaming/8-atores-que-mais-morreram-em-filmes-e-series/

22 novembro 2025

COP30 retoma negociações neste sábado em busca de consenso na reta final

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, se reuniu na noite desta sexta-feira (21) com os principais negociadores para tentar solucionar as divergências que travam a construção de um acordo na conferência.

A reunião começou às 17 horas e será retomada em uma plenária já agendada para as 10h da manhã deste sábado (22).

Cerca de 30 negociadores de alto escalão — incluindo ministros que representam os principais blocos de negociação da conferência — estão reunidos em um esforço final para buscar consenso.

Periodicamente, representantes deixam a sala para consultar suas capitais e alinhar posições com os demais países do bloco, num movimento constante de ida e volta que indica a intensidade das tratativas nas últimas horas da cúpula. É possível observar o constante entra e sai de diplomatas na sala da presidência da COP, onde a reunião ocorre, muitos deles ao telefone para alinhar posições com seus países.

O encontro tenta deliberar o posicionamento dos países sobre financiamento climático para adaptação, medidas unilaterais de comércio, insuficiência das metas climáticas e o mapa do caminho para redução dos combustíveis fósseis.

A presidência da COP30 divulgou nesta sexta um novo rascunho da decisão final da conferência. O texto retirou a proposta de criação de um plano de transição para a eliminação gradual do uso de combustíveis fósseis, aposta do Brasil para a conferência e que havia sido defendido por mais de 80 países, de acordo com o governo.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, se reuniu na manhã de sexta com negociadores dos quase 200 países que participam da COP30 para ouvi-los sobre os principais pontos de discordância remanescentes.

O debate sobre uma proposta para a transição de combustíveis fósseis para energias renováveis coloca em lados opostos países árabes – liderados por Arábia Saudita -, China, Índia e Rússia, contrários à inclusão do assunto no texto final da COP30, e Brasil, Colômbia, Chile, União Europeia, Panamá e países insulares, defensores da proposta.

A retirada do mapa do caminho do rascunho divulgado fez com que países europeus impusessem dificuldades para discutir outros temas, como o financiamento climático para adaptação e medidas unilaterais de comércio.

O presidente da COP30 defendeu, no último dia oficial da conferência, que os países abandonem a ideia de vitória ou derrota e trabalhem para alcançar um acordo.

“Temos que preservar este regime com o espírito de cooperação e não com o espírito de quem vai ganhar ou quem vai perder. Porque sabemos que, com o Acordo de Paris, pelo qual tanto lutamos durante todos estes anos, se não o fortalecermos, todos perderão. Todos perderão”, afirmou mais cedo Corrêa do Lago às delegações.



source https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/cop30-retoma-negociacoes-neste-sabado-em-busca-de-consenso-na-reta-final/

O Grande Debate: Qual o impacto no STF da indicação de Messias à Corte?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (21), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), sobre o impacto no STF (Supremo Tribunal Federal) da indicação de Jorge Messias à Corte.

O atual advogado-geral da União afirmou que buscará demonstrar ao Senado Federal que possui os “requisitos” necessários para assumir o cargo.

Cardozo entende que Messias será uma boa adição à Corte.

“A escolha de Jorge Messias foi rigorosamente correta, ele tem mais de 20 anos de servidor concursado, procurador da Fazenda Nacional, um dos cargos de grande dificuldade de acesso para todos os bacharéis em direito que querem ocupar carreiras públicas, desempenhou funções muito nobres no Poder Executivo”, defendeu.

“Nenhum juiz é neutro, eles têm que ser imparciais, não neutros. E particularmente as cortes constitucionais, como interpretam a aplicação da constituição e de princípios que comportam muitas visões, têm uma formação política”, continuou.

Fonteyne avalia que a indicação deixa o STF cada vez mais próximo da esquerda.

“O impacto é de um STF que vai ficar, entre os seus onze membros, com nove indicados por Dilma e Lula, claro, um espectro ideologicamente muito de esquerda”, disse.

“Messias a gente tem algumas questões que me preocupam muito. Extremamente jovem para um cargo que eu acho que tem que ter muita experiência, notório conhecimento jurídico, parcimônia, maturidade, um pacote para você poder manter um equilíbrio nos seus julgamentos e de um Supremo que preocupa a todos os brasileiros porque ele está literalmente fazendo uma caça às bruxas contra a direita brasileira”, continuou.



source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/o-grande-debate-qual-o-impacto-no-stf-da-indicacao-de-messias-a-corte/

COP30: pressão por fim dos combustíveis fósseis escancara impasse global

A COP30, realizada em Belém, termina com mais perguntas do que respostas. Embora esta sexta-feira (21) fosse o prazo oficial para o encerramento das negociações, o cenário indica que os debates devem se estender pelo fim de semana. O motivo vai além do incêndio nas instalações do evento: a polêmica exclusão do trecho que previa o fim do uso de combustíveis fósseis do rascunho do acordo final causou indignação global e reacendeu um embate histórico entre ciência, diplomacia e interesses econômicos.

Lideranças políticas e ambientais, como a União Europeia, já ameaçaram vetar o texto caso não haja mudanças. Especialistas ouvidos pelo Olhar Digital apontam que, embora a COP30 tenha sido simbólica e inovadora em diversos aspectos, ela também escancarou o maior obstáculo das últimas décadas: o poder de influência da indústria fóssil nas decisões climáticas.

Logomarca da COP30
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) – Brasil, Amazônia. (Imagem: DOERS / Shutterstock.com)

A exclusão do “mapa dos combustíveis fósseis” — apelido dado ao plano de eliminação do petróleo, gás e carvão — não é apenas uma ausência; para os cientistas, é um sinal de que o planeta caminha para o colapso climático com os olhos bem abertos.

Combustíveis fósseis: o “elefante na sala” que finalmente apareceu

“[O elefante] ficou desaparecido de quase todas as outras 29 COPs e agora ele está explícito em cima da mesa”, afirmou ao Olhar Digital News o físico Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Um dos principais especialistas brasileiros em mudanças climáticas, Artaxo acredita que o rascunho apresentado hoje reflete diretamente a atuação do lobby das indústrias de petróleo, que pressionam os países a evitarem qualquer acordo que ameace seus lucros.

Gasolina
A dificuldade de incluir os combustíveis fósseis nas decisões é o maior impasse da COP30 (Imagem: gualtiero boffi / Shutterstock.com)

Apesar disso, o especialista avalia que o simples fato de o tema estar no centro das discussões já representa um avanço. “É imprevisível saber quem vai ganhar no fim, mas o que eu acho é que é importante que o elefante no meio da sala tenha aparecido […] isso eu considero que já é um ponto positivo”, declarou. Ele destaca que mais de 80 países pressionam pela reinclusão de metas para o fim do uso de combustíveis fósseis no texto final.

Carlos Nobre: “Sem cortar fósseis, vamos rumo a um ecocídio”

O climatologista Carlos Nobre, também da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia, foi ainda mais direto. Em entrevista ao Olhar Digital News, ele classificou como positiva a inclusão no rascunho de metas para zerar o desmatamento até 2030 e promover a regeneração das florestas tropicais. No entanto, chamou de “grande lacuna” a ausência de qualquer referência à eliminação dos combustíveis fósseis.

O nosso documento dizia, idealmente, zerar o uso de combustíveis fósseis em 2040, não mais que em 2045, para não deixar a temperatura do planeta aquecer demais, não deixar em 2050, por exemplo, chegar a dois graus, que isso vai ser um ecocídio, um suicídio ecológico.

Carlos Nobre, climatologista, Professor Titular da Cátedra de Clima e Sustentabilidade da Universidade São Paulo e copresidente do Painel Científico para a Amazônia
ecocídio
Pesquisador destaca que estamos a caminho de um ecocídio se o planeta não rumar para a eliminação do uso de combustíveis fósseis (Imagem: anne-tipodees / Shutterstock.com)

Nobre relatou que, durante a COP, o recém-criado Pavilhão de Ciência Planetária apresentou estudos científicos e promoveu debates com ampla participação pública. O grupo entregou aos negociadores um documento propondo metas claras para abandonar os combustíveis fósseis até meados do século. Ele também destacou que, a partir de abril de 2026, um novo painel científico de transição energética será lançado, com base em uma reunião internacional na Colômbia.

Avanços reais: financiamento e valorização das florestas tropicais

Apesar do impasse climático, os especialistas concordam que a COP30 produziu avanços relevantes. Artaxo cita como exemplo o fundo TFFF (Florestas Tropicais para Sempre), que ganhou novo fôlego com o aporte de € 1 bilhão (cerca de R$ 6,1 bilhões) da Alemanha, somando agora mais de US$ 6 bilhões. O fundo visa financiar países em desenvolvimento na preservação de florestas, como as nações da Bacia do Congo e do Sudeste Asiático.

Outro ponto positivo foi a consolidação de mecanismos de financiamento para a transição energética. Embora o fundo global de adaptação ainda esteja longe da meta de US$ 1,3 trilhão por ano, o reforço em relação à COP anterior indica uma tendência de crescimento, essencial para que países em desenvolvimento acelerem sua descarbonização.

Muitas vezes é muito mais barato você cortar emissões ajudando países em desenvolvimento a implementarem a sua transição energética do que alterarem complexos processos e infraestrutura em países desenvolvidos. Então, além de tudo, é um bom negócio.

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
barco amazonia
Fundo que financia países em desenvolvimento na preservação de florestas ganhou fôlego durante a COP30 com novos investimentos (Imagem: Gino Tuesta/iStock)

O Brasil será um dos países mais atingidos pela crise climática

A urgência de ações concretas é ainda mais evidente para países tropicais como o Brasil. Segundo Artaxo, os modelos climáticos indicam que, se o mundo seguir no ritmo atual de emissões, a temperatura média global pode subir 2,8 °C, mas o Brasil enfrentaria até 4,5 °C de aumento.

Vocês podem facilmente imaginar o que é um aumento de 4,5 graus em Palmas, em Teresina, em Cuiabá ou em Belém, este impacto é muito maior do que um aumento de 4 graus em Estocolmo, em Montreal ou em Moscou…

Paulo Artaxo

Esse cenário colocaria o país entre os mais vulneráveis do planeta, especialmente em áreas já fragilizadas por desmatamento, pobreza e infraestrutura precária. O discurso do presidente Lula na abertura da COP, defendendo o fim dos fósseis e a proteção das florestas, foi elogiado por especialistas, mas agora o foco está em garantir que essa posição seja refletida no documento final.

Leia mais:

Uma COP histórica, mas que ainda pode fracassar

A COP30 marcou a história por vários motivos: foi a primeira realizada em uma floresta tropical, contou com participação inédita da sociedade civil e abriu espaço para temas como saúde, seguros e povos indígenas. Segundo Artaxo, o evento já é considerado um sucesso em termos de mobilização e inovação temática.

“Nós tivemos 195 países formalmente participando, e nós tivemos mais de 42 mil participantes…”, afirmou Ataxo. “O presidente desta COP permanecerá nesse cargo por um ano, e o embaixador [André] Corrêa do Lago já deixou muito claro que, independente do documento final […] ele vai trabalhar ao longo de toda a sua presidência da COP em cima da questão de acabar com os combustíveis fósseis no planeta como um todo.”

lideres-cop30-1
Lideres posam para a foto de familia durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Imagem: COP30)

Mas para que a COP30 entre para a história como a mais importante de todas, o consenso é claro: o texto final precisa conter um roteiro claro para a eliminação dos combustíveis fósseis.

“Na minha opinião, o documento final tem que conter pelo menos uma proposta de rota para o fim de combustíveis fósseis,” concluiu Ataxo. “E se isso acontecer, esta COP provavelmente vai ser a mais importante das 30 COPs realizadas até agora. Porque pela primeira vez a gente colocou o dedo na ferida, porque nós só estamos enfrentando essa emergência climática por causa da indústria de combustíveis fósseis, não há outra razão.”

O post COP30: pressão por fim dos combustíveis fósseis escancara impasse global apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/11/21/ciencia-e-espaco/cop30-pressao-por-fim-dos-combustiveis-fosseis-escancara-impasse-global/

21 novembro 2025

Relembre todos os escândalos que marcaram o Miss Universo 2025

A 74ª edição do concurso deste ano foi marcada por escândalos, incluindo alegações de manipulação e uma grande desistência por parte das concorrentes após um diretor do concurso tailandês repreender uma rainha da beleza.

O Miss Universo é amplamente conhecido como o “Super Bowl” dos concursos de beleza e atrai milhões de telespectadores todos os anos. As delegadas de cada país são selecionadas por meio de concursos locais que licenciam os direitos locais da Organização Miss Universo.

A Tailândia, país anfitrião deste ano, tem uma indústria de concursos de beleza vibrante e lucrativa, com uma das maiores bases de fãs na Ásia, ao lado das Filipinas. O evento deste ano contou com representantes de mais de 120 países.

Nadeen Ayoub se tornou a primeira mulher a representar o povo palestino no concurso. “Eu represento toda mulher e criança palestina cuja força o mundo precisa ver”, escreveu ela no Instagram.

A competição aconteceu ao longo de três semanas, com as delegadas viajando pelo país para ensaiar e participar de eventos.

Na quarta-feira (19), as rainhas da beleza competiram no desfile de trajes típicos nacionais, no qual as concorrentes usaram roupas extravagantes projetadas para destacar seus países de origem. A Miss EUA, Audrey Eckert, fez uma homenagem à sua terra natal com um elaborado traje de águia careca, criado por Simon Villalba.

A candidata da Jamaica, Gabrielle Henry, sofreu uma queda assustadora durante a rodada de vestidos de gala nas preliminares de quarta-feira e foi levada em uma maca, de acordo com vídeos nas redes sociais que circularam sobre sua queda. O presidente do Miss Universo, Raul Rocha, informou em uma atualização no Instagram que Henry estava “sob bons cuidados” no hospital e que não havia fraturado nenhum osso.

Controvérsias no concurso

A competição deste ano do Miss Universo foi marcada por escândalos, o que gerou discussões sobre os méritos do concurso internacional de beleza, que se diz promover o empoderamento feminino.

Em uma reunião transmitida ao vivo antes do concurso, no início deste mês, o diretor do Miss Universo Tailândia, Nawat Itsaragrisil, repreendeu publicamente a Miss México, Fátima Bosch, por não postar conteúdo promocional suficiente, aparentemente chamando-a de “burra”, embora Nawat tenha negado, insistindo que, na verdade, a acusou de causar “dano”.

Após Bosch reagir contra os insultos, Nawat chamou a segurança para escoltá-la para fora da sala. Outras concorrentes então se levantaram e saíram em solidariedade.

O incidente gerou amplas alegações de misoginia e gerou uma reação global, incluindo da presidente do México, Claudia Sheinbaum, que descreveu o episódio como uma “agressão” que Bosch lidou com “dignidade”.

A Organização Miss Universo condenou o comportamento de Nawat e limitou seu papel no concurso. Nawat se desculpou em uma cerimônia de boas-vindas transmitida ao vivo e se recusou a comentar mais sobre o incidente à CNN.

Em seguida, em um vídeo ao vivo no Instagram discutindo o incidente, a Miss Universo 1996, Alicia Machado, gerou uma reação negativa com comentários racistas.
Machado se referiu a Nawat como “aquele chinês desprezível”, e quando um comentarista apontou que ele era tailandês, Machado disse: “Chinês, tailandês, coreano. Para mim, todas essas pessoas com os olhos puxados assim são todos chineses“, enquanto puxava os cantos dos olhos.

O representante de Machado não respondeu a um pedido de comentário da CNN.

Juiz desiste e diz que o concurso foi manipulado

Dois juízes desistiram abruptamente da competição dias antes da coroação da vencedora, com um acusando o concurso de ser manipulado. O compositor Omar Harfouch disse no Instagram que havia renunciado ao painel de juízes de oito membros, e alegou que havia um painel secreto de juízes que já havia pré-selecionado as 30 melhores concorrentes antes da final.

“Eu não poderia ficar diante do público e das câmeras de televisão, fingindo legitimar um voto no qual nunca participei”, disse Harfouch em uma declaração.

A Organização Miss Universo disse que as alegações de Harfouch “caracterizam incorretamente” o processo de julgamento. “A Organização Miss Universo esclarece firmemente que nenhum júri improvisado foi criado, que nenhum grupo externo foi autorizado a avaliar as delegadas ou selecionar finalistas, e que todas as avaliações da competição continuam a seguir os protocolos estabelecidos, transparentes e supervisionados da MUO”, disse a organização em um comunicado. A Organização Miss Universo não respondeu a um pedido de comentário da CNN.

Um segundo juiz, o ex-jogador de futebol francês Claude Makélélé, desistiu no mesmo dia, citando “razões pessoais imprevistas”. “Eu tenho o maior respeito pelo Miss Universo”, disse ele no Instagram.

A Organização Miss Universo passou por uma mudança de liderança após a saída da magnata dos meios de comunicação tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip em junho. Mario Búcaro foi nomeado o novo CEO no final de outubro, poucos dias antes da chegada das delegadas. Jakkaphong, que também é defensora dos direitos dos transgêneros, comprou a organização por US$ 20 milhões em 2022, mas sua empresa entrou em falência em 2023.

Eduarda Braum é primeira brasileira a vencer Miss Supranational 2025



source https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/relembre-todos-os-escandalos-que-marcaram-o-miss-universo-2025/

Trailer revela novo Jogos Vorazes com história 24 anos antes; assista

Nesta quinta-feira (20), o estúdio Lionsgate divulgou o primeiro trailer do filme Jogos Vorazes: O Amanhecer da Colheita, longa que estreia nos cinemas no dia 20 de novembro de 2026 e marca o retorno da franquia às telonas após grande expectativa dos fãs.

A produção é baseada no livro de mesmo nome, que foi lançado no primeiro semestre de 2025. A obra é dirigida por Francis Lawrence, diretor dos demais filmes da saga — com exceção do primeiro. O roteirista é Billy Ray, que retorna à franquia após ter assinado o primeiro filme da franquia, Jogos Vorazes (2012).

Leia mais:

Confira o trailer

Narrativa do filme

O longa se passa 24 anos antes do primeiro filme e segue o jovem Haymitch Abernathy, interpretado por Joseph Zada, escolhido para participar da 50ª edição dos Jogos Vorazes. Os Jogos são o segundo Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos (o terceiro é apresentado no segundo filme da franquia, Jogos Vorazes – Em Chamas). Nessa edição, cada distrito de Panem precisa mandar o dobro de tributos para a Capital. Na arena, 48 crianças vão lutar até a morte.

Joseph Gordon-Levitt discursando atrás de um púlpito
Joseph Zada será o protagonista da trama (Imagem: s_bukley/Shutterstock)

Elenco principal

Entre os destaques estão Joseph Zada, no papel do protagonista Haymitch Abernathy; Elle Fanning, que interpreta a versão mais jovem de Effie Trinket; e Ralph Fiennes, que atua como o Presidente Coriolanus Snow. Kieran Culkin é Caesar Flickerman, o apresentador de TV dos Jogos Vorazes. Outro nome importante é o de Jesse Plemons, que interpretará a versão mais jovem de Plutarch Heavensbee.

Completam o elenco Kelvin Harrison Jr., Maya Hawke, Glenn Close, Mckenna Grace, Whitney Peak, Billy Porter, Ben Wang, Iona Bell, Molly McCann e Percy Daggs IV, em uma produção que reúne nomes de diferentes gerações para retratar uma fase anterior ao núcleo original da franquia.

O post Trailer revela novo Jogos Vorazes com história 24 anos antes; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/11/20/cinema-e-streaming/trailer-revela-novo-jogos-vorazes-com-historia-24-anos-antes-assista/

20 novembro 2025

Trump sanciona projeto de lei para divulgar arquivos de Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (19) em sua conta no Truth Social, que sancionou o projeto de lei que orienta o Departamento de Justiça a divulgar publicamente todos os seus arquivos relacionados a Jeffrey Epstein.

Trump revelou a assinatura em uma longa publicação nas redes sociais, apresentando a divulgação dos arquivos como um esforço de transparência que ele impulsionou no Congresso e aproveitando o momento para criticar os democratas por suas associações passadas com Epstein.

“Acabei de assinar o projeto de lei para divulgar todos os arquivos de Epstein“, escreveu o líder republicano.

“Os democratas têm usado a questão “Epstein”, que os afeta muito mais do que o Partido Republicano, para tentar desviar a atenção de nossas INCRÍVEIS VITÓRIAS”, acrescentou ele.

A medida foi aprovada pela Câmara dos Representantes na terça-feira (18) por 427 votos a 1.

O Senado, então, concordou por unanimidade em considerar o projeto aprovado assim que o recebeu da Câmara, o que aconteceu na manhã desta quarta-feira.

Ainda não está imediatamente claro como o Departamento de Justiça divulgará os arquivos relacionados ou se as informações permanecerão vinculadas a investigações em andamento.

O presidente usou o restante da publicação para criticar o que chamou de anos de investigações com motivação política, ao mesmo tempo em que exaltava o que descreveu como as realizações de seu governo.

“Essa última farsa vai se voltar contra os democratas, assim como todas as outras! Obrigado pela atenção a este assunto. FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!” concluiu ele.

O que são os “Arquivos de Epstein”

Durante as investigações e o processo sobre tráfico sexual contra Jeffrey Epstein e sua cúmplice e ex-namorada Ghislaine Maxwell, os procuradores federais reuniram milhões de documentos.

Os “Arquivos de Epstein” contêm mais de 300 gigabytes de dados, documentos, vídeos, fotografias e áudios armazenados no principal sistema eletrônico de gerenciamento de casos do FBI, a agência federal de investigações dos EUA, o “Sentinel”.

A maior parte dos registros viria da segunda investigação realizada pelo escritório do FBI em Nova York, incluindo memorandos sobre a apuração e possíveis alvos, locais a serem revistados, registros a serem solicitados por intimação e centenas de páginas de “formulários 302”, que são os documentos que os agentes do FBI usam para registrar o que testemunhas, vítimas e suspeitos disseram em entrevistas com os investigadores.

Um grande acervo de documentos já foi divulgado publicamente por meio da abertura de processos cíveis, do julgamento criminal de Maxwell e de reportagens.

Porém, diversas figuras da mídia têm sugerido há anos que o governo dos Estados Unidos está escondendo segredos relacionados a Jeffrey Epstein.

Muitas versões dessa teoria da conspiração afirmam que a Casa Branca está encobrindo uma lista de homens poderosos que também cometeram crimes hediondos.

Essas teorias se referem a uma suposta “lista de clientes” de Epstein, que teria o nome de diversas pessoas poderosas relacionadas ao financista.

Entenda o que é o caso Jeffrey Epstein, magnata envolvido em abuso sexual



source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-sanciona-projeto-de-lei-para-divulgar-arquivos-de-epstein/

COP30: Alemanha vai investir R$ 6,1 bi em fundo florestal do Brasil, diz Marina Silva

Nesta quarta-feira (19), a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, anunciou que a Alemanha fará um aporte de € 1 bilhão (R$ 6,1 bilhões, na conversão direta) ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) (saiba o que é o TFFF mais abaixo).

O anúncio vem dois dias após polêmica protagonizada pelo chanceler federal alemão, Friedrich Merz, criticar e desqualificar Belém (PA), cidade onde a COP30 está sendo realizada.

Marina Silva
Ministra afirmou que ela e o teve a “alegria” de poder contar com o aporte alemão (Imagem: Focus Pix/Shutterstock)

Silva declarou, no fim da tarde desta quarta-feira (19), que “tivemos a alegria de ver a Alemanha anunciar o seu aporte”. Ela também atribuiu o aditivo “a todo o esforço que vem sendo feito e em demonstração de que, de fato, esse instrumento de financiamento global é muito bem desenhado, muito bem estruturado e começa a dar as respostas esperadas“.

“Nós estamos convencidos que o TFFF é uma excelente ideia” disse o ministro do Meio Ambiente da Alemanha e representante do país na COP30, Carsten Schneider, ao presidente Lula em Belém (PA).

Na “pré-COP30”, a chamada Cúpula dos Líderes, realizada entre os dias 6 e 7 de novembro, a Alemanha até sinalizou apoio ao fundo, mas não tinha confirmado o valor até então. Ainda assim, Merz havia declarado que o país buscava oferecer uma contribuição “considerável“. “Se a Alemanha diz que é considerável, será considerável”, completou, frisando isso três vezes em coletiva de imprensa.

Leia mais:

amazonia floresta
Fundo florestal foi proposto pelo Brasil na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) (Imagem: JarnoVerdonk/iStock)

O que é o TFFF?

  • O fundo é uma proposta conjunta de Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, três países que concentram as maiores florestas tropicais do planeta. A iniciativa também tem o apoio de organismos internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Segundo o Itamaraty, a meta do TFFF é garantir a preservação de pelo menos 80% das florestas tropicais até 2050;
  • O mecanismo prevê a criação de um fundo patrimonial que gere rendimentos permanentes, evitando a dependência de doações pontuais;
  • Os recursos deverão ser usados em projetos de redução do desmatamentorecuperação de áreas degradadas e promoção de atividades econômicas sustentáveis.

A proposta do TFFF foi apresentada inicialmente durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em setembro, e vem sendo articulada desde então em reuniões multilaterais.

O governo brasileiro tem destacado que o fundo deve representar uma nova etapa na cooperação internacional para o clima, baseada em parcerias duradouras e na corresponsabilidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

No último dia 6, durante a Cúpula dos Líderes, o governo do Brasil anunciou que ao menos 53 países já demonstraram apoio ao fundo, além de que já garantiu 50% dos recursos de 2026.

Agora, além do aporte alemão, o TFFF possui compromissos de Brasil (US$ 1 bilhão/R$ 5,3 bilhões), Noruega (US$ 3 bilhões/R$ 15,9 bilhões), Indonésia (US$ 1 bilhão/R$ 5,3 bilhões) e França (US$ 500 milhões/R$ 2,6 bilhões).

Friedrich Merz
Chanceler alemão comparou Brasil e Alemanha e criou polêmica (Imagem: EUS-Nachrichten/Shutterstock)

E como foi a indisposição entre chanceler da Alemanha e Brasil?

Na fala desta semana que causou polêmica no governo brasileiro na COP30, Merz comparou Brasil e Alemanha, dizendo que a delegação de seu país ficou contente em deixar Belém (PA). Um porta-voz do governo local já indicou que o chanceler não vai se desculpar.

O post COP30: Alemanha vai investir R$ 6,1 bi em fundo florestal do Brasil, diz Marina Silva apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/11/19/ciencia-e-espaco/cop30-alemanha-vai-investir-r-61-bi-em-fundo-florestal-do-brasil-diz-marina-silva/

19 novembro 2025

Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro após audiência de custódia

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, passou por audiência de custódia nesta terça-feira (18) e vai continuar preso, por determinação da Justiça Federal do Distrito Federal.

Vorcaro foi detido pela PF (Polícia Federal) na noite dessa segunda (17), em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando embarcaria para uma viagem ao exterior.

Além dele, seu sócio, Augusto Lima, e outros 5 presos também passaram por audiência de custódia e todos permanecem presos por determinação da Justiça.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF, que visa combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições que integram o SFN (Sistema Financeiro Nacional).

Ao todo, os policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, além de 25 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Segundo a investigação, os envolvidos no esquema teriam cometido crimes graves como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

Também nesta terça, o BC (Banco Central) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. A decisão encerrou as chances de a instituição ser vendida ao Grupo Fictor, que havia manifestado interesse na aquisição menos de um dia antes da deflagração da operação policial.

Ainda segundo a PF, as investigações começaram no ano passado, após pedido do MPF (Ministério Público Federal), para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira.

Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

A CNN Brasil tenta contato com a defesa dos citados na reportagem.



source https://www.cnnbrasil.com.br/politica/justica-federal-mantem-prisao-de-daniel-vorcaro-apos-audiencia-de-custodia/

Banco Master faz ChatGPT e Gemini perderem posto de apps mais baixados; entenda

A determinação do Banco Central (BC) para liquidação do Banco Master, nesta terça-feira (18), respingou até mesmo nos smartphones. Isso porque o aplicativo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) fechou o dia como o app mais baixado no Brasil em iPhones e iPads.

A plataforma desbancou aplicações que, tradicionalmente, ficam no topo da lista, como ChatGPT, Gemini, AliExpress, Mercado Livre e Gov.br.

Fachada do Banco Master
Instituição financeira não pode mais operar, o que fez os investidores correrem para reaver seus ativos (Imagem: Divulgação)

A App Store não indica a quantidade de downloads de determinado aplicativo, mas dados obtidos pelo UOL junto ao Sensor Tower, que faz essa medição, apontam para uma arrancada histórica: até esta segunda-feira (18), o FGC sequer tinha índice suficiente para figurar no ranking. No mês passado, por exemplo, foram menos de cinco mil downloads em todo o mundo.

Mas, após a decisão do BC, o app desbancou ChatGPT — que possui o Brasil como segundo maior mercado — e Gemini. Respectivamente, as inteligências artificiais (IAs) foram baixadas 71 milhões e 26 milhões de vezes em outubro. Um dia antes, eles seguiam como os mais baixados no Brasil.

Gemini e ChatGPT não foram desbancados no Google

  • Já na Play Store, loja de aplicativos para Android, a situação é outra;
  • O FGC segue distante do topo da lista de mais baixados;
  • É que, historicamente, apps dessa categoria — finanças e que envolvem compras internas — costumam ser mais populares nos dispositivos Apple.
App Store da Apple
Apps financeiros são mais populares na loja de aplicativos da maçã (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Leia mais:

Espera aí… FGC? Mas o que é isso?

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) nada mais é do que um mecanismo criado pelo BC que garante o pagamento, a investidores, de seus ativos, caso a instituição que as detém falir, for liquidada, etc.

Por isso, a atenção dada ao app do FGC se deu justamente pelo interesse de investidores do Banco Master que querem ser ressarcidos.

Com a decretação da liquidação da instituição, os ativos do banco ficaram indisponíveis. Sendo assim, pessoas que possuem ativos cobertos pelo FGC, como CDBs e LCIs, conseguem receber o valor das aplicações, contanto que esteja dentro do limite de R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Captura de tela da página do FGC na Play Store
Exemplo de página do FGC na Play Store (Imagem: Reprodução)

Mas, para isso acontecer, é o investidor que deve ir atrás, baixando o FGC e realizando o cadastro. Uma vez que o BC decreta falência ou liquidação extrajudicial (como foi o caso) da instituição financeira, outras instituições informam o FGC sobre a lista de credores da financeira com problemas.

O pagamento é feito prioritariamente para pessoas e empresas com cadastro atualizado, mas não existe um prazo para isso. Apesar disso, a média estimada para que isso ocorra é de 30 dias a partir da decretação feita pelo BC. O crédito ocorre em até 48 horas na conta do credor.

O post Banco Master faz ChatGPT e Gemini perderem posto de apps mais baixados; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.



source https://olhardigital.com.br/2025/11/18/pro/banco-master-faz-chatgpt-e-gemini-perderem-posto-de-apps-mais-baixados-entenda/

18 novembro 2025

Com Selton Mello e na boquinha da garrafa, Alice Wegmann comemora 30 anos

A atriz Alice Wegmann comemorou a chegada dos seus 30 anos com uma festa no último domingo (16) que contou a presença de amigos como Selton Mello, 52, Nanda Costa, 39 e Bella Camero, 33.

A celebração aconteceu no espaço Casa Horto na Zona Sul do Rio de Janeiro, e contou com a roda de samba do Feyjão. A atriz abriu um álbum do aniversário mostrando diversos registros curtindo o dia, que incluía ela sambando e mostrando suas habilidades “Na Boquinha da Garrafa” e “Dança da Cordinha”, ambos hits do É O Tchan!.

Na legenda do álbum a intérprete de Solange em “Vale Tudo” agradeceu aos que comemoraram com ela: “30 anos! Muito emocionada de poder comemorar com quem eu amo e admiro tanto. Amigas de uma vida inteira, família… obrigada a todo mundo que parou o domingo apra ir me dar um beijo e dançar na boquinha da garrafa! Eu que não ia fazer festa, acabei inundada”. Confira a publicação:

Wegmann recentemente se despediu de “Vale Tudo” e está no ar com a série “Rensga Hits”, que faz a protagonista sertaneja Raíssa Bárbara.

Relembre críticas de Taís Araújo a Manuela Dias, autora de “Vale Tudo”



source https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/com-selton-mello-e-na-boquinha-da-garrafa-alice-wegmann-comemora-30-anos/

Pesquise seu assunto aqui

Interesse dos EUA não engloba estabilidade no Oriente Médio, diz professor

A mais recente rodada de negociações entre representantes dos Estados Unidos e do Irã encerrou-se na manhã desta segunda-feira (22), gerando...