Diante do início do cessar-fogo anunciado por Donald Trump, tanto Israel quanto o Irã declararam vitória no conflito travado nas últimas duas semanas. Os dois lados também acusaram o adversário de furar o acordo.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país conquistou uma “vitória histórica” no conflito aéreo contra Israel.
O Irã ainda prometeu restaurar a complexa indústria nuclear persa, principal alvo dos ataques israelenses e da ofensiva americana.
O objetivo seria evitar interrupções no processo de produção, segundo a Agência de Energia Atômica do regime.
A avaliação contrasta com a análise divulgada por Israel, que puxa para si o título de potência vitoriosa do Oriente Médio.
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou em pronunciamento à nação que a ofensiva foi capaz de remover o que chamou de “ameaça nuclear existencial”.
“Como nossos anciões diziam: ‘e por conselhos sábios caminha sua guerra’. O ataque surpresa que inaugurou a operação ‘Leão Ascendente’ será gravado nos anais das guerras de Israel, e será estudado por exércitos em todo o mundo”, afirmou Benjamin Netanyahu, premiê de Israel.
Ainda nesta terça-feira, Israel e Irã se acusaram de furar o acordo de cessar-fogo chancelado pelos Estados Unidos.
O presidente americano, Donald Trump, criticou ambos. Mas foi mais duro com os aliados israelenses.
“Eu realmente não estou feliz com os ataques de Israel desta manhã, por conta de um foguete que sequer atingiu o solo. Temos basicamente dois países que têm lutado há tanto tempo e de maneira tão dura que eles já não sabem mais que p**** eles estão fazendo”, afirmou Trump.
A Casa Branca afirma que o conflito cessou por conta de um ataque a três instalações nucleares iranianas, no fim da semana passada.
Trump chegou a dizer que o bombardeio havia “obliterado” a indústria atômica persa.
Afirmação questionada por um relatório de inteligência obtido pela CNN.
A avaliação preliminar do ataque produzida pelo Departamento de Defesa indica a operação não teria afetado significativamente as centrífugas usadas para enriquecer urânio.
A Casa Branca afirma discordar do relatório.
source https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ira-e-israel-alegam-vitoria-apos-cessar-fogo-fragil-no-oriente-medio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário