A Microsoft enxerga um futuro em que agentes de inteligência artificial (IA) atuam de forma autônoma nos computadores, executando tarefas em segundo plano e acelerando processos de desenvolvimento.
Antes de chegar lá, porém, a empresa precisa demonstrar que essas ferramentas funcionam e convencer seus próprios engenheiros de que a IA pode cumprir o que promete, como mostra o The Verge.
CEO Satya Nadella mira futuro automatizado; engenheiros veem riscos e desafios na prática (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)
O CEO Satya Nadella afirmou que até 30% do código de alguns projetos já é gerado por IA. Mesmo assim, parte dos desenvolvedores permanece cética em relação à substituição de tarefas humanas mais complexas. A empresa, por outro lado, destaca ganhos iniciais.
Segundo Amanda Silver, vice-presidente corporativa da equipe CoreAI, o objetivo é aplicar IA justamente onde há mais esforço repetitivo e ineficiência. Com mais de 100 mil repositórios ativos — que incluem sistemas legados e projetos recentes — o potencial de automação é amplo.
IA já escreve parte do código da Microsoft, mas resistência interna cresce (Imagem: LCV/Shutterstock)
Automação integrada ao fluxo de trabalho
Em maio, o GitHub Copilot ganhou um agente de codificação capaz de criar ambientes de desenvolvimento, executar tarefas e sugerir rascunhos de pull requests.
A Microsoft estima que a ferramenta poupa de 30 minutos a duas semanas de trabalho, dependendo da complexidade.
Equipes internas relatam reduções expressivas no esforço manual, como a migração do serviço principal do Xbox para .NET 8, concluída com 88% menos trabalho.
Apesar disso, a empresa reconhece que a adoção não é uniforme. Em algumas áreas, o uso de ferramentas de IA ainda é bem abaixo do esperado.
Temores internos e o futuro da profissão com avanço da IA
A expansão dos agentes autônomos também desperta preocupações sobre o impacto em cargos de desenvolvedores juniores. Silver afirma que a intenção não é substituir profissionais, mas liberá-los das tarefas mais monótonas. “Eles querem criar e inovar”, diz. “A IA permite que foquem justamente nisso.”
Migrações mais rápidas e tarefas em segundo plano impulsionam produtividade, mas criam incertezas na Microsoft (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)
O cantor João Gomes, 23, que recentemente ganhou um Grammy Latino, compartilhou alegria e surpresa com o reconhecimento de seu trabalho.
João ganhou o primeiro Grammy Latino da carreira no começo de novembro, pelo projeto musical “Dominguinho”, feito em parceria com Mestrinho e Jota.pê. Os três concorriam à categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”.
João comentou que nunca imaginou alcançar um prêmio tão significativo, mas se sente grato pela oportunidade de viver da música.
“Eu fico muito feliz de ter um trabalho reconhecido, de ter dado certo na música”, disse em entrevista à CNN. Para João, o mais importante é poder retornar para casa e ver os filhos, pensando no futuro deles e no impacto da carreira.
O cantor também falou sobre o equilíbrio entre a fama, o trabalho e a dedicação à família. Ele mencionou que, apesar dos desafios da vida artística, como as longas turnês e a distância da família, o trabalho dele sempre foi voltado para proporcionar um bom futuro para os seus entes queridos.
“A gente trabalha pra Deus e Deus tem sido muito generoso comigo”, afirmou, explicando como a fé e as boas pessoas ao redor dele o ajudaram a lidar com a jornada.
“A premiação do Grammy veio pra dar o firmamento, assim, e a gente continuar acreditando”, disse. Ele revelou que antes de receber o prêmio, já sentia que havia alcançado grandes marcos na carreira, como a realização de turnês internacionais.
Com a conquista, João decidiu que vai criar um espaço na casa dele para guardar os prêmios, chapéus e outros itens que representam a trajetória musical.
A internet virou a primeira parada de muita gente sempre que aparece um sintoma estranho — e isso tem alimentado um comportamento cada vez mais comum. A chamada cybercondria transforma uma simples pesquisa sobre saúde em uma espiral de ansiedade, como explica um artigo publicado no The Conversation.
Com filas intermináveis na saúde pública e a dificuldade em conseguir horário com especialistas, buscar respostas online parece, à primeira vista, uma solução prática. O problema é quando essa consulta vira hábito compulsivo e passa a gerar mais preocupação do que alívio.
Ato de pesquisar sintomas online parece prático, mas pode se tornar compulsivo e aumentar ainda mais a inquietação (Imagem: MT.PHOTOSTOCK/Shutterstock)
Quando a busca por saúde vira ansiedade
A cybercondria surge quando a pessoa procura informações sobre sintomas repetidas vezes e, em vez de se tranquilizar, fica ainda mais inquieta. O ciclo é quase automático: quanto mais pesquisa, mais ansiosa fica — e quanto mais ansiosa, mais volta a pesquisar.
“A obsessão por verificar sintomas pode levar a pessoa a negligenciar trabalho, estudos ou as relações pessoais”, comentam Bárbara Badanta Romero, que atua no Departamento de Enfermaria da Universidade de Sevilha (Espanha) e Maria Catone, enfermeira y doutoranda em Saúde Pública na mesma universidade, autoras do artigo.
O termo começou a ganhar força em 2009, quando os pesquisadoresRyen White e Eric Horvitz, da Microsoft, mostraram que buscas sobre saúde poderiam intensificar preocupações e estimular o autodiagnóstico.
Durante a pandemia de Covid-19, esse efeito se ampliou. O excesso de informações — a chamada infodemia, segundo a OMS — confundiu ainda mais os usuários, aumentou o medo e levou a comportamentos arriscados, como automedicação e recusa de vacinas. Hoje, milhões de pessoas recorrem à internet para tentar decifrar sintomas, muitas vezes sem conseguir separar conteúdo confiável de material enganoso.
Excesso de informações durante a pandemia dificultou separar fatos de boatos e abriu espaço para movimentos antivacina (Imagem: MargJohnsonVA/Shutterstock)
Por que caímos nessa espiral perigosa chamada cybercondria?
Diversos fatores ajudam a entender por que tanta gente acaba presa na espiral da cybercondria. Entre os mais comuns estão:
Intolerância à incerteza: quem tem dificuldade para lidar com a dúvida busca respostas compulsivamente, imaginando cenários cada vez piores.
Dificuldade para identificar fontes confiáveis: a internet mistura ciência, opinião, influenciadores e promessas milagrosas, e nem sempre é simples separar tudo isso.
Algoritmos que ampliam a preocupação: buscadores tendem a exibir resultados chamativos — às vezes alarmistas — que só aumentam o senso de urgência e medo.
Isso não significa que a internet seja uma inimiga. “A OMSreconhece os grandes benefícios da saúde digital, como a telemedicina, os chatbots ou as mensagens via celulares, que podem salvar milhões de vidas. Mas é fundamental entender que a rede não tem todas as respostas em matéria de saúde”, explicam.
Ou seja: o problema não é a internet em si, mas a forma como traduzimos suas informações para a nossa própria vida.
Cybercondria transforma pesquisas inocentes por saúde em um ciclo de preocupação crescente e difícil de controlar (Imagem: raker/Shutterstock)
Como navegar melhor pelo oceano de informações
Uma maneira prática de lidar com esse excesso de dados é fortalecer o chamado letramento em saúde, especialmente no ambiente digital. Isso envolve aprender a reconhecer o que é confiável, o que realmente tem base científica e o que deve ser descartado sem culpa.
Perguntas simples ajudam bastante — como verificar a data da última atualização, observar se há interesse comercial no conteúdo ou conferir se o material cita instituições reconhecidas. Além disso, “desconfie de promessas milagrosas” e, principalmente, lembre-se de que “os algoritmos priorizam o que é chamativo, não necessariamente o que é verdadeiro”.
Assim, a internet deixa de ser gatilho para o medo e volta a ser uma aliada na busca por orientação segura.
A atriz Nicole Kidman, 58, afirmou estar “se mantendo firme” após o término de seu casamento com o cantor country Keith Urban, também de 58 anos.
O fim da união de 19 anos foi anunciado em setembro e, pouco depois, documentos judiciais confirmaram que a estrela pediu oficialmente o divórcio, alegando “diferenças irreconciliáveis”.
Nicole abordou brevemente a separação durante uma conversa com a cantora e atriz Ariana Grande, 32, publicada pela Interview Magazine. Na entrevista, a estrela de “Wicked” perguntou como a veterana de Hollywood estava lidando com a fase atual. Nicole respondeu apenas: “Estou me mantendo firme”.
Segundo informações da revista People, a vencedora do Oscar tem se cercado das pessoas mais próximas e estaria mantendo o otimismo diante da separação. “Ela não é o tipo de pessoa que fica remoendo arrependimentos – ela acredita que tudo acontece por um motivo“, disse um informante.
Nicole e Keith são pais de duas filhas: Sunday Rose, 17, e Faith Margaret, 14. Nos documentos processuais obtidos pela People, o ex-casal se comprometeu a manter um relacionamento amigável, além de “incentivar cada filha a continuar amando o outro genitor e a se sentir confortável nas duas famílias”. Ainda segundo os autos, a atriz de “Babygirl” terá a guarda física predominante das filhas, que passarão 306 dias do ano com ela. O cantor ficará responsável por 59 dias anuais.
Em uma entrevista logo após a separação, Nicole falou sobre as lições que aprendeu com o tempo e declarou estar grata pela sabedoria que conquistou com a maturidade.
“A melhor parte de envelhecer são as experiências que você acumula. Então você pensa: ‘Ah, já estive nesta situação antes. Eu sei como lidar com isso agora’. Ou: ‘Talvez eu nunca tenha estado exatamente neste lugar, mas já passei por algo parecido e sei que vou superar'”, afirmou ela em entrevista à revista Harper’s Bazaar.
A atriz disse acreditar que é essencial vivenciar a dor nos momentos desafiadores. “É importante saber que, por mais doloroso, difícil ou devastador que algo seja, existe um caminho para atravessar. Você vai ter que sentir. Não vai conseguir anestesiar. Vai precisar sentir, e, às vezes, vai parecer intransponível. Vai achar que está despedaçado, mas se seguir cautela e paciência, e isso pode levar muito tempo, passa.”
Além de Sunday e Faith, Nicole é mãe de Isabella e Connor, filhos de sua união anterior com o ator Tom Cruise.
Um telescópio no Chile capturou recentemente uma imagem inédita e impressionante de uma estrutura que se assemelha a uma grande borboleta vagando pelo cosmos. A fotografia, que revela detalhes fascinantes do universo, foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo NOIRLab, o laboratório de pesquisa astronômica da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.
A imagem foi registrada no mês passado pelas lentes poderosas do telescópio Gemini South. O objeto celeste em destaque é chamado de Nebulosa Borboleta, uma formação gasosa espetacular que parece uma verdadeira “borboleta cósmica“. O novo registro oferece uma visão privilegiada de um dos fenômenos mais bonitos da nossa galáxia.
Imagem da Nebulosa da Borboleta feita pelo Telescópio Espacial Hubble (Imagem: NASA/ESA/Equipe Hubble SM4 ERO)
Por que a Nebulosa Borboleta parece uma borboleta cósmica?
Localizada na constelação de Escorpião, a Nebulosa Borboleta encontra-se a uma distância estimada entre 2,5 mil e 3,8 mil anos-luz da Terra. Para se ter uma ideia da imensidão dessa distância, vale lembrar que apenas um ano-luz equivale a cerca de 9,6 trilhões de quilômetros;
No coração dessa nebulosa bipolar, reside uma estrela anã branca, um remanescente estelar que, há muito tempo, expulsou suas camadas externas de gás;
Esse gás descartado pela estrela é o responsável por formar as “asas” que vemos na imagem, criando uma silhueta que lembra uma borboleta;
O material se expande e ondula a partir da estrela envelhecida localizada no centro.
A região central da Nebulosa da Borboleta e seu toro empoeirado, fotografados pelo James Webb, que consegue ver através de grande parte da poeira e revelar detalhes inéditos (Imagem: ESA/Webb/NASA & CSA/M. Matsuura/ALMA [ESO/NAOJ/NRAO]/ N. Hirano e M. Zamani [ESA/Webb])
É o intenso calor emanado por essa anã branca que faz com que o gás brilhe intensamente, resultando nas cores e formas “ondulantes” capturadas com precisão pelo equipamento no Chile.
Imagem é resultado de iniciativa com estudantes no Chile
Este registro astronômico carrega um significado especial que vai além da ciência pura. O alvo não foi escolhido aleatoriamente pelos cientistas, mas, sim, selecionado por crianças em idade escolar no Chile.
A iniciativa fez parte das comemorações dos 25 anos de operação do Observatório Internacional Gemini, conectando a comunidade local com a pesquisa de ponta realizada no Chile.
Telescópio chileno foi o responsável pelo clique (Imagem: Reprodução)
O comentarista José Eduardo Cardozo e o cientista político Magno Karl discutiram, nesta terça-feira (25), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se há motivos para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro na PF (Polícia Federal) e não na Papuda.
Cardozo defende que a permanência de Bolsonaro na PF garante a segurança dele.
“Acho que, não Jair Bolsonaro, mas qualquer chefe de Estado, seja ele um presidente, um governador, não é que ele tem que ter privilégios, mas ele tem que ter segurança e uma situação que o deixe absolutamente preservado nos seus direitos. Coisa que, acho eu, dificilmente um ex-presidente da República teria em um presídio normal, a menos que seja em uma ala separada”, disse.
“Lá ele pode estar sujeito a situações de manifestações de presos, a violências, a situações que são indesejáveis. […] Um ex-presidente da República dificilmente sobreviveria a uma situação desse tipo”, prosseguiu.
Magno avalia que Bolsonaro foi mantido na PF pelo perfil da justiça brasileira de beneficiar pessoas com poder.
“Bolsonaro é um cidadão brasileiro e cumpriria pena como qualquer brasileiro. Entretanto, a realidade histórica no Brasil é diferente. O presidente Lula não cumpriu pena em um presídio, o presidente Collor também não e me parece muito pouco provável que Jair Bolsonaro cumprirá uma parte significativa de sua pena em um presídio”, disse.
“Mesmo que, vale lembrar, uma parte fundamental da democracia é tratarmos iguais como iguais. Aqueles que se encontram condenados pela justiça e sem poder recorrer de sua pena devem cumprir a sua pena como qualquer outro brasileiro”, continuou.
Em meio às crescentes tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela, o presidente colombiano, Gustavo Petro, disse à CNN nesta terça-feira (25) que seu país não identifica o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, como um narcotraficante, como alegam os EUA.
Para Petro, o problema de Maduro é a “falta de democracia e diálogo” em sua nação.
“O problema de Maduro se chama democracia, eu o reconheço como tal, uma falta de democracia e de diálogo. Nenhuma investigação colombiana, independente do presidente e realizada em anos em que eu não era presidente, mostra qualquer relação entre o narcotráfico colombiano e Maduro”, disse o líder colombiano.
Em entrevista exclusiva à CNN em Bogotá, Petro falou sobre a situação na região um dia após a entrada em vigor da designação, pelos Estados Unidos, do chamado Cartel dos los Soles como organização terrorista internacional.
Segundo Washington, esse suposto grupo está envolvido com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção de funcionários públicos, e sua liderança é atribuída a Maduro.
Caracas, por sua vez, rejeita tanto a existência do Cartel quanto as acusações contra Maduro.
“Negociação sobre petróleo”
Durante a entrevista, Petro insistiu que o problema de Maduro era a “falta de democracia”, acrescentando:
“Não estou dizendo que ele não seja um ditador, porque as ditaduras se enquadram no conceito de falta de democracia. Algumas mais do que outras, mas é assim que elas são.”
Ele também destacou que, em sua perspectiva, as tensões entre os EUA e a Venezuela se devem ao fato de Washington querer o petróleo venezuelano e, ao mesmo tempo, Maduro ignorar os apelos por democracia na Venezuela.
“O que está por trás disso é o mesmo que está por trás da guerra na Ucrânia: petróleo, petróleo (…) A Venezuela tem uma das maiores, ou a maior, reservas de petróleo do mundo até agora, petróleo pesado, preste atenção a essa definição, e na Ucrânia também existem reservas e, em geral, todas as guerras deste século tiveram a ver com petróleo”, disse Petro.
“A lógica de Maduro na Venezuela, não de toda a sociedade venezuelana, é permanecer no poder como está, com fundamentos ilegítimos, sim. Porque eu disse a Maduro: ‘É hora de mudança e é hora de eleições livres’. Eu já havia dito a Maduro: ‘Compartilhe o poder para construir confiança entre os dois lados e realizar eleições verdadeiramente livres’”, acrescentou o presidente colombiano.
Questionado sobre isso durante a entrevista desta terça-feira (25), Petro insistiu que o governo de Donald Trump não quer, de fato, eliminar os traficantes de drogas, mas sim que os EUA estão buscando “uma negociação sobre petróleo”.
“Acredito que a lógica de Trump seja a mesma. Ele não está pensando na democratização da Venezuela, muito menos no narcotráfico”, disse ele.
Oposição reivindica vitória
Maduro assumiu a presidência da Venezuela em 2013, após a morte do então presidente Hugo Chávez, e em 2014 foi proclamado vencedor de uma eleição controversa cujos resultados foram rejeitados pela oposição.
Segundo a oposição venezuelana, o verdadeiro vencedor da eleição foi o ex-embaixador Edmundo González Urrutia, que contou com o apoio da líder da oposição, María Corina Machado, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz deste ano.
O líder chavista afirma que sua vitória em 2024 foi legal e alega que o objetivo das recentes manobras militares dos EUA no Caribe e no Pacífico não é combater o narcotráfico, como afirma Washington, mas sim desestabilizar seu governo.
Essas ações incluem o envio de navios de guerra e aeronaves para a região, além de ataques nos quais as forças americanas já destruíram 22 embarcações supostamente destinadas ao transporte de drogas.
“Trump não foi capaz de me ouvir”
Os desentendimentos entre os EUA e a Colômbia têm sido recorrentes ao longo do ano, sobre várias questões como migração ou tarifas, e se intensificaram em outubro, quando Trump acusou Petro de ser “um líder do narcotráfico que incentiva a produção em massa de drogas”.
O presidente colombiano, que está nos seus últimos nove meses de mandato e entregará o poder em agosto de 2026, já rejeitou as acusações.
Além disso, Petro afirmou que, ao contrário do que Trump alega, seu governo está combatendo o tráfico de drogas de forma “agressiva” e realizou apreensões históricas de drogas desde que ele assumiu o poder em 2022.
“Trump não conseguiu me ouvir”, disse o presidente, atribuindo a situação ao modo do líder americano de agir com “arrogância” e acreditar que ele é “um valentão, subversivo, terrorista, coisas desse tipo”.
A CNN entrou em contato com a Casa Branca e o governo venezuelano para comentar as declarações de Petro e aguarda uma resposta.
Em jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão, Flamengo e Atlético-MG ficaram no empate em 1 a 1 nesta terça-feira (25), na Arena MRV. O resultado fez com que o clube carioca perdesse a oportunidade de sacramentar o seu título na competição.
Bernard foi o autor do gol do Galo dentro de casa, após bela jogada e assistência de Dudu. Nos acréscimos, Bruno Henrique marcou de cabeça e deixou tudo igual em Belo Horizonte.
Apesar do empate, o Mengão ampliou a diferença para o Palmeiras na liderança do Campeonato Brasileiro, já que o time paulista perdeu para o Grêmio por 3 a 2. Os cariocas estão na primeira posição com 75 pontos conquistados, enquanto o Verdão possui 70.
Ambos os principais postulantes ao título da liga nacional viajarão para Lima, no Peru, onde farão a decisão da Copa Libertadores no próximo sábado (29), às 18h (de Brasília).
Pelo Brasileiro, o Flamengo recebe o Ceará no Maracanã no dia 3 de dezembro, às 21h30. O Palmeiras, por sua vez, visita o Atlético na mesma data e horário.
Sobre a partida
O Atlético-MG começou o jogo levando perigo aos 18 minutos. O atacante Hulk cruzou na segunda trave e o ponta Dudu cabeceou para fácil defesa do goleiro Agustín Rossi.
Pouco depois, aos 24, o Flamengo quase marcou com o ponta Samuel Lino, que acertou a trave depois de cruzamento do Luiz Araújo. No lance seguinte, bola na área após cobrança de escanteio e Lino tentou de cabeça, mas parou no goleiro Everson.
Não demorou muito para o Galo abrir o placar na Arena MRV. Aos 33 minutos, Dudu fez linda jogada pela esquerda, passou pela marcação do lateral Emerson Royal e cruzou na medida para o ponta Bernard completar para as redes.
A resposta do Mengão veio rápida com o lateral Ayrton Lucas, que recebeu livre na área e chegou batendo para fora. Já aos 39, Samuel Lino arriscou uma finalização da entrada da área e obrigou Everson a fazer uma grande defesa.
Atrás na partida e vivendo um momento melhor em campo, o Flamengo se mandou para o ataque na volta do intervalo e contou com os reforços de Jorginho e Giorgian De Arrascaeta, que saíram do banco de reservas na marca de sete minutos.
Samuel Lino teve outra boa oportunidade de cabeça aos 13 minutos, em tentativa que ficou nas mãos de Everson em mais uma bela defesa. Depois de um período de pressão, o atacante Gonzalo Plata carimbou a trave e assustou o time da casa.
No fim, o zagueiro Danilo cruzou para o atacante Bruno Henrique, que ganhou da defesa no alto e empatou o confronto nos acréscimos.
A Warner Music anunciou uma parceria com a Suno, líder em inteligência artificial (IA) para música, para encerrar um processo envolvendo violação de direitos autorais pela startup. O acordo abre “novas fronteiras na criação, interação e descoberta musical, ao mesmo tempo que compensa e protege artistas, compositores e a comunidade criativa em geral”, segundo um comunicado divulgado à imprensa.
“A IA se torna pró-artista quando adere aos nossos princípios: compromisso com modelos licenciados, valorização da música dentro e fora da plataforma e oferta aos artistas e compositores da opção de usar seus nomes, imagens, vozes e composições em novas músicas criadas por IA”, disse Robert Kyncl, CEO da Warner Music Group.
Artistas e compositores terão controle total sobre se e como seus nomes, imagens, semelhanças, vozes e composições serão usados em novas músicas geradas por IA, garante o acordo. Grandes nomes, como Lady Gaga, Coldplay, The Weeknd e Sabrina Carpenter estão entre os músicos contratados pela Warner.
Artistas e compositores terão controle total sobre as produções de IA (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
Expandindo as operações
A Suno também anunciou a aquisição da Songkick, plataforma de descoberta de shows e música ao vivo, da Warner Music Group. Segundo a empresa, a combinação criará um novo potencial para aprofundar a conexão entre artistas e fãs. Por enquanto, a Suno não pretende alterar a maneira como a plataforma é gerida.
“Juntos, podemos aprimorar a forma como a música é criada, consumida, vivenciada e compartilhada. Isso significa que lançaremos novos recursos mais robustos para criação, oportunidades de colaboração e interação com alguns dos músicos mais talentosos do mundo, tudo isso enquanto continuamos a construir o maior ecossistema musical possível”, afirmou Mikey Shulman, CEO da Suno.
Modelos atuais de licenciamento da Suno serão desativados a partir de 2026 (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Como parte do acordo, em 2026, a Suno fará diversas mudanças na plataforma, incluindo o lançamento de novos modelos mais avançados e licenciados. Assim, os modelos atuais serão desativados. Daqui para frente, o download de áudio exigirá uma conta paga;
Além disso, a Suno introduzirá restrições de download em determinados cenários: especificamente, no futuro, as músicas criadas no plano gratuito não poderão ser baixadas, mas, sim, reproduzidas e compartilhadas;
Os usuários do plano pago terão limites mensais de download, com a possibilidade de pagar por downloads adicionais.
Na avaliação da startup, o acordo permite que artistas e compositores se beneficiem de novas fontes de receita e adiciona recursos interativos que oferecem oportunidades para um maior engajamento dos fãs. Atualmente, a plataforma conta com 100 milhões de pessoas cadastradas.
Daqui para frente, o download de áudio exigirá uma conta paga (Imagem: Fanta Media/Shutterstock)
Warner e Suno fazendo as pazes
O processo de violação de direitos autorais teve início no ano passado e envolveu também a Universal Music Group e a Sony Music Entertainment — ambas as empresas, aliás, estariam prestes a fechar acordos com a Suno para também encerrar disputas na Justiça e licenciar suas obras para a startup de IA.
Na semana passada, a Warner também anunciou que resolveu o impasse sobre o mesmo problema envolvendo a startup de música com IA, Udio. Um serviço de criação musical com IA licenciado pelo grupo está previsto para ser lançado em 2026. Universal e Sony também negociam um acordo com a Udio.
O Palmeiras irá a campo com uma equipe considerada reserva para o jogo contra o Grêmio, nesta terça-feira (24), em Porto Alegre (RS), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Visando a final da Libertadores no sábado (29), diante do Flamengo, o técnico Abel Ferreira poupará 11 jogadores para o duelo.
O goleiro Carlos Miguel, os laterais Piquerez e Khellven, os zagueiros Gustavo Gómez, Murilo e Bruno Fuchs, os meio-campistas Andreas Pereira e Raphael Veiga e os atacantes Flaco López, Allan e Vitor Roque ficaram em São Paulo, segundo publicação inicial do ge.globo.
Eles treinarão mais um dia na Academia de Futebol e se juntarão ao elenco na quarta-feira (26). Dessa forma, o Verdão pode entrar em campo com: Marcelo Lomba; Giay, Benedetti, Micael e Jefté; Aníbal Moreno, Emi Martínez e Mauricio; Felipe Anderson; Sosa e Bruno Rodrigues.
A Itatiaia apurou que alguns atletas não viajaram para Porto Alegre, mas não foi divulgada lista de relacionados. A tendência é que o Palmeiras entre em campo para encarar o Flamengo na final com: Carlos Miguel, Khellven, Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira e Raphael Veiga; Allan, Flaco López e Vitor Roque.
Veja as opções do Palmeiras para o duelo com o Grêmio
Goleiros: Lomba, Luiz Sá, Aranha
Laterais: Giay e Jefté;
Zagueiros: Micael e Benedetti;
Meio-campistas: Larson, Felipe Anderson, Lucas Evangelista, Maurício, Aníbal Moreno e Emi Martínez;
Atacantes: Ramón Sosa, Luighi, Bruno Rodrigues, Facundo Torres, Paulinho, Riquelme Fillipi e Erick Belé.
Palmeiras ‘desistiu’ do Brasileirão?
O Palmeiras ocupa a segunda posição no Campeonato Brasileiro, com 70 pontos. No sábado (22), o Verdão empatou sem gols com o Fluminense, no Allianz Parque, e viu o Flamengo abrir quatro pontos de distância na luta pelo título após vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 0 e chegar aos 74 pontos.
“Devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado. Temos um jogo a meio de semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue”, afirmou o técnico Abel Ferreira após o 0 a 0.
Palmeiras e Flamengo medem forças às 18h, no sábado (29), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O vencedor vai se tornar o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores.
A OpenAI está dando novos passos rumo ao lançamento de seu primeiro dispositivo físico. Durante o Emerson Collective’s 2025 Demo Day, o CEO, Sam Altman, e o ex-designer da Apple Jony Ive confirmaram que já existe um protótipo funcional do equipamento — um marco importante para o projeto que, até agora, permanecia envolto em segredo. Segundo Ive, o produto pode chegar ao mercado em “menos de dois anos”.
CEO da OpenAI descreve hardware como “simples e intuitivo” (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)
OpenAI aposta em design simples, funcional e sem tela
Pouco se sabe oficialmente sobre o hardware da OpenAI, mas rumores apontam que o dispositivo não terá tela e terá um tamanho semelhante ao de um smartphone. Tanto Altman quanto Ive reforçaram que o conceito segue uma filosofia de simplicidade e apelo sensorial. Altman descreveu o visual como “simples, bonito e divertido”, indicando que o objetivo é criar um produto que desperte um desejo imediato de uso.
Rumores apontam que o dispositivo não terá tela e terá um tamanho semelhante ao de um smartphone (Imagem: JarTee/Shutterstock)
O CEO ainda comentou que, apesar de versões anteriores terem animado a equipe, nenhuma transmitia a sensação de ser um objeto irresistível. “Não tinha aquela vontade de pegar e usar de imediato”, disse. Isso mudou com o protótipo atual, que, segundo Altman, finalmente alcançou esse nível de atratividade.
Jony Ive reforçou que o propósito do projeto é criar algo sofisticado, mas descomplicado. Para ele, boas soluções parecem quase inocentes de tão simples, mas entregam inteligência e facilidade de uso.
Entre os conceitos defendidos por Ive estão:
Produtos que convidam ao toque;
Dispositivos que não intimidam o usuário;
Ferramentas tão naturais que podem ser usadas quase sem pensar.
Designer Jony Ive reforçou que o propósito do projeto é criar algo sofisticado, mas descomplicado (Imagem: Visuals6x/Shutterstock)
Altman complementou afirmando que espera que, ao verem o produto final, as pessoas simplesmente reconheçam: “É isso!”. Ive, por sua vez, demonstrou confiança ao responder: “Sim, elas vão.”
Com expectativa crescente e poucas informações divulgadas, o primeiro hardware da OpenAI surge como uma das apostas mais curiosas do setor de tecnologia para os próximos anos.
Uma cena curiosa ocorreu no confronto entre Rosario Central e Estudiantes, válido pelas oitavas de final do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, neste domingo (23). Os jogadores do time de La Plata deram as costas aos atletas da equipe adversária na entrada de ambos ao campo de jogo.
A ação foi um protesto do Estudiantes à Associação do Futebol Argentino (AFA). A entidade alterou as regras do campeonato nacional na última quinta-feira (20) e anunciou o Rosario Central como campeão argentino por ter tido o melhor desempenho na tabela anual do torneio.
SÍ SEÑORES EMOCIONA
LOS JUGADORES DE ESTUDIANTES HICIERON EL PASILLO DE ESPALDAS CONTRA ROSARIO CENTRAL pic.twitter.com/tFimn5QreW
A mudança foi anunciada após uma reunião de membros da AFA com Gonzalo Belloso, presidente do Rosario.
O regulamento anterior dava o troféu somente aos vencedores dos Torneios Apertura e Clausura. O Apertura da atual temporada foi vencido pelo Platense. Já o Clausura, ainda está em disputa com 12 clubes na briga pelo título.
Dentro das quatro linhas, o Estudiantes levou a melhor e calou os torcedores no Gigante de Arroyito com uma vitória por 1 a 0, carimbando o passaporte para as quartas de final.
O que é o “pasillo”?
Na cultura do futebol argentino, na partida seguinte a um título, o time campeão é recebido sob aplausos pela equipe adversária. Os jogadores ficam enfileirados na entrada de campo e fazem um “corredor” para receberem os atletas campeões.
O movimento é chamado de “pasillo” e também ocorre em outros países, como na Espanha.
As tempestades estão entre os eventos climáticos mais destrutivos e costumam se deslocar de forma irregular, com velocidade e direção influenciadas por diversos fatores atmosféricos.
Mas existe um tipo específico que avança quase em linha reta e chama a atenção dos meteorologistas: o derecho.
A seguir, o artigo explica o que é esse fenômeno, como ele se forma, quais são suas principais características e por que seu estudo é fundamental.
O que é o fenômeno “derecho”?
Ilustração que representa um derecho / Crédito: Revista Arco (UFSM / reprodução)
O derecho é um fenômeno atmosférico pouco conhecido no Brasil, mas capaz de provocar danos comparáveis aos de furacões e tornados. Ele corresponde a uma tempestade de ventos intensos que avança em linha reta por longas distâncias, deixando um rastro de destruição em poucos minutos.
Embora mais comum na América do Norte, pesquisadores brasileiros já identificaram episódios no Rio Grande do Sul, mostrando que o país também está exposto a esse tipo de evento extremo.
Trata-se de uma tempestade de ventos retos, extensa e duradoura, associada a um sistema convectivo de mesoescala. O derecho se desloca rapidamente e pode gerar rajadas acima de 140 km/h, provocando queda de árvores, destelhamentos, danos à infraestrutura e interrupções no fornecimento de energia. O termo vem do espanhol e significa “direto”, referência ao padrão linear de seus ventos, diferente do movimento giratório típico dos tornados.
Embora seja classificado como raro, o derecho exige condições atmosféricas muito específicas e, quando ocorre, costuma afetar áreas amplas e causar prejuízos significativos.
Como se forma a ‘tempestade derecho’
Evento de derecho progressivo, com área hachurada associada a uma linha de instabilidade mais curta, contendo um ou vários ecos em arco / Crédito: Wikimedia (domínio público)
O derecho geralmente surge a partir de linhas de instabilidade que se organizam de forma alinhada, formando extensas faixas de tempestades. No radar meteorológico, esse conjunto costuma aparecer com formato de arco, conhecido como bow echo. Em situações ainda mais intensas, a tempestade pode apresentar uma estrutura semelhante a “arco e flecha”, como já observado no Rio Grande do Sul.
Para que esse tipo de sistema se desenvolva, é necessário reunir condições específicas na atmosfera. Entre elas estão altos níveis de umidade perto da superfície, transporte de ar quente, instabilidade moderada ou forte, vento divergente nas camadas superiores da troposfera e cisalhamento vertical significativo. Essa combinação favorece não apenas a formação da tempestade, mas também sua organização e persistência ao longo de grandes distâncias.
Quando o derecho ocorre
Evento de derecho em série, mostrando área hachurada ligada a uma extensa linha de instabilidade com múltiplos ecos em arco / Crédito: Wikimedia (domínio público)
O derecho é mais comum em períodos de calor. No Hemisfério Norte, costuma ocorrer entre junho e agosto. No Hemisfério Sul, aparece com mais frequência entre março e maio. Entretanto, o fenômeno não se limita a essas estações. Pode surgir em qualquer época do ano, de dia ou de noite, desde que as condições atmosféricas estejam favoráveis à formação de tempestades severas.
Intensidade e características da tempestade
Intensidade dos ventos
As rajadas registradas em um derecho podem ultrapassar 45 m/s, equivalente a cerca de 160 km/h. Em eventos extremos, a velocidade pode chegar a 60 m/s, ou mais de 200 km/h. É comum que a tempestade produza downbursts, que são colunas de ar descendente muito intensas, e até tornados localizados. Porém, como o dano predominante ocorre em uma única direção, detectar tornados dentro da área afetada pode ser difícil.
Formação de um derecho / Crédito: Wikimedia (domínio público)
Dinâmica e evolução
O derecho pode durar muitas horas, e em casos raros, até mais de um dia. Ele se mantém ativo porque consegue regenerar novas células de tempestade à medida que avança para regiões com ar quente e úmido. Esse processo contínuo faz com que o sistema viaje centenas de quilômetros, sempre produzindo ventos fortes no percurso.
Derecho de 27 de maio de 2001, próximo a Fort Supply, Oklahoma / Crédito: Doug Berry (reprodução)
Em situações específicas, as tempestades internas podem se intensificar a ponto de exibirem estruturas complexas, como um “olho” e bandas convectivas, lembrando a formação típica de ciclones. Esse comportamento reforça o poder destrutivo do fenômeno.
Casos registrados no Brasil
O Brasil tem poucos registros científicos sobre derechos. No entanto, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria documentaram dois episódios importantes no Rio Grande do Sul, ocorridos em 29 de maio de 2013 e entre 18 e 19 de outubro de 2014. Esses estudos representaram a primeira comprovação oficial do fenômeno no país e mostraram que tempestades dessa natureza podem ocorrer na região sul.
Durante a vigília realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste sábado (22) em Brasília, um homem que se identificou como pastor Ismael Lopes, da Frente Evangélica pelo Estado de Direito, usou o microfone para fazer uma pregação.
Nos primeiros cinco minutos, citou trechos bíblicos e fez uma pregação que parecia em defesa do ex-presidente. Até que, em determinado momento, começou a falar das pessoas que morreram de Covid-19, colocando Bolsonaro como responsável pelas mortes.
Após dizer isso, pessoas que estavam em volta retiraram o microfone das mãos do pastor, que saiu correndo e foi atacado com socos e pontapés por parte do público. A Polícia Militar precisou intervir com spray de pimenta.
Depois do episódio, Ismael Lopes explicou que resolveu participar do ato pró-Bolsonaro para “falar verdades”. Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e filho do ex-presidente, classificou a confusão como “obra do diabo”.
Vigília
A vigília convocada por apoiadores durou pouco mais de uma hora e foi realizada numa área pública próxima ao condomínio onde mora a família do ex-presidente.
O ex-presidente foi preso neste sábado na Superintendência da Polícia Federal.
No despacho em que determinou a prisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), alegou que a vigília poderia causar desordem. Além disso, argumentou que houve tentativa de violação da tornozeleira eletrônica que Bolsonaro usava.